Pular para o conteúdo
Política

Moção ao filme ‘Ainda Estou Aqui’ gera mal-estar entre vereadores do PL e PT na Capital

Parlamentares do PL ficaram irritados com discurso de petista: ‘Sem anistia’
Marcus Moura -
Filme conquistou três indicações ao Oscar e ganhou o de Melhor Filme Internacional. (Fotos: Alile Dara Onawale/Sony Picutres e Midiamax)

O que era para ser apenas mais uma singela votação de moções se transformou em troca de farpas na Câmara Municipal de nesta quinta-feira (6). A congratulação ao diretor Walter Salles, aos atores Fernanda Torres e Selton Mello, e todo o elenco do filme , vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, proposta pelo vereador Jean Ferreira (PT), gerou um mal-estar entre integrantes do PL e PT.

Durante a justificativa da moção, que foi aprovada por 20 votos favoráveis e 3 contra, o petista reforçou o destaque internacional que o cinema brasileiro conquistou com o alcance e a repercussão do filme, lembrando também dos personagens que inspiraram o longa.

“Conseguiu mostrar a verdade para a população brasileira sobre o que foi a ditadura militar, em respeito e honrando a história de Eunice Paiva e Rubens Paiva, que foram grandes lutadores deste período sombrio da nossa história”, disse.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Logo após a fala, o vereador Rafael Tavares (PL) solicitou à mesa da Casa que a votação fosse nominal e, durante seu tempo de fala, afirmou que votaria contra a moção por não ter assistido ao filme e por considerá-lo ideológico.

“Eu não assisti ao filme, eu não posso dizer se ele é bom ou se ele é ruim, mas a crítica diz que é um filme que tem um viés ideológico muito grande. Então, por receio da minha parte, eu não vou votar favoravelmente à moção antes de assistir a esse filme”, revelou.

O caldo entornou para os vereadores do PL quando o petista Landmark assumiu a fala e ao defender a proposta proferiu palavras de ordem contra a anistia dos envolvidos no 8/1. “Eu vi com a minha família, recomendo que todos assistam esse filme e vou votar com louvor e só pra deixar registrado. Sem anistia”, enfatizou.

Veja como ficou o painel eletrônico que mostra como votou cada vereador. (Foto: Reprodução/TvCâmaraCGMS)

Os vereadores Ronilço Guerreiro (PODEMOS) e Professor Riverton (PP) utilizaram a palavra para elogiar o cinema brasileiro sem entrar na polêmica gerada após a fala do colega.

Ao criticar a proposta, o vereador André Salineiro (PL) disse que inicialmente pensou em referendar a indicação de Jean Ferreira, mas que voltou atrás após a justificativa de Landmark.

Vou votar não depois da fala infeliz do vereador Landmark, porque ele provou que tem realmente um cunho ideológico ao falar ‘Sem Anistia’. Gente, a anistia é uma ditadura que nós estamos vivendo hoje no Brasil, só não vê quem não quer. Se coloquem na posição daquelas pessoas que lá estavam para falar que não é ditadura. Todo o preceito jurídico foi rasgado, a Constituição Federal foi rasgada, e nós, como parlamentares, não podemos aqui falar ‘Sem Anistia’. Isso é um crime que estaremos cometendo. Então, em virtude disso, eu voto não”, rebateu.

A fala do petista também incomodou o líder da bancada Liberal, Rafael Tavares, que voltou a usar a palavra para, mais uma vez, declarar seu voto. “Para declarar meu voto após a fala do vereador do PT dizendo ‘Sem Anistia’. Apenas relembrando a história, esse filme retrata a própria ditadura. E, depois desse regime militar, os petistas conseguiram a anistia. Então, de forma incoerente, o PT diz ‘sem anistia’, votando favoravelmente a um filme que defende a anistia”, enfatizou.

Mesmo com as divergências, apenas a bancada do PL votou contra a proposição. Os vereadores Júnior Coringa (MDB), Delei Pinheiro (PSD), Marquinhos Trad (PDT), Neto Santos (REPUBLICANOS) e Silvio Pitu (PSD) não participaram da apreciação.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Briga por caixa de som acaba com homem assassinado a facadas em carvoaria de MS

Folgados

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista fica ferido após bater contra caminhão estacionado em Douradina

Vítima teve ser transferida para a UPA de Dourados

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Alto escalão do INSS na mira da Polícia Federal

Congressistas apostam em nova rodada de investigações contra a autarquia federal

Bastidores

[ BASTIDORES ] Últimas semanas movimentam campanha

Travessia de patinete é mais rápida que ônibus na Capital

Polícia

Suspeito de matar rapaz a tiros morre em confronto com a PM durante fuga de motocicleta

Duas pessoas que estavam com Wender acabaram feridas a tiros