Pular para o conteúdo
Política

Landmark pede à Luiza Ribeiro debate sobre “ar no busão” na CPI do Consórcio

Projeto do vereador quer obrigar Consórcio a instalar ar-condicionado nos ônibus
Dândara Genelhú -
landmark
Vereador Landmark (PT) (Reprodução, Tero Queiroz)

O vereador Landmark (PT) votou em Luiza Ribeiro (PT) para composição da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do . No entanto, o voto foi condicionado à inserção do projeto nº 11.636/2025 — que prevê “ar no busão” — nos debates da Comissão.

Ao Midiamax, o vereador afirmou que também tinha interesse em integrar o grupo. “Eu também queria, mas nós achamos por bem colocá-la [Luiza], mas pedimos também para que ela inclua no debate da CPI o ‘ar no busão’, que é um projeto de iniciativa nossa”, disse.

Além disso, destacou que o PT quer trabalhar para que “essa CPI também aponte caminhos” para o transporte público de .

“A gente percebe a falta de compromisso do Consórcio com as pessoas, quem usa o transporte. Ônibus velhos, ônibus quebrando, ônibus chegando atrasados, ônibus superlotados”, citou.

Landmark ressaltou que a qualidade do transporte não condiz com o valor da tarifa. “Preço alto, quase R$ 8 a tarifa técnica”.

Então, disse que a expectativa é “fazer revisão desse contrato com o Consórcio Guaicurus”. Para descobrir “de quem que é a responsabilidade, é do Consórcio, é da Prefeitura?”, questionou.

“Ar no busão”

“Nós protocolamos um projeto de lei autorizativo para que o Consórcio, a médio e a longo prazo, coloque ar condicionado nos ônibus”. Ao Midiamax, o Landmark destacou que a matéria considera “as altas taxas de temperatura que nós temos em Campo Grande”.

Com a integração de Luiza na CPI, disse que o debate do projeto poderá alcançar a Comissão. Atualmente, a matéria do vereador tramita na Casa de Leis.

“Está em andamento interno aqui na Câmara. Espero que os novos vereadores tenham, quem vai analisar esse projeto, sensibilidade de entender a importância disso do ar-condicionado no ônibus”.

Projeto de lei

A matéria prevê que o Executivo faça intervenção no contrato com as empresas de ônibus, para garantir a obrigatoriedade da refrigeração dos veículos. “Despesas para a adaptação dos veículos, visando ao cumprimento desta exigência, serão integralmente de responsabilidade da concessionária do transporte público municipal”, específica o vereador.

Sobre o prazo para execução do projeto de lei, se aprovado na Câmara e sancionado pela Prefeitura, o vereador estabelece:

“A empresa concessionária do sistema de de passageiros do município terá o prazo de 6 meses para adequar 50% da frota e 1 ano para atingir 100% dos veículos em circulação, contados a partir da publicação da presente Lei”.

O descumprimento das instalações nos prazos estipulados ocasionará notificação à empresa responsável pelo transporte público. Em reincidência, será aplicada multa de 50 salários mínimos vigentes.

“A empresa que descumprir reiteradamente a exigência ficará impedida de participar de futuras licitações para prestação do serviço de transporte público no município”, define o texto.

Ademais, Landmark pediu no projeto a possibilidade de rescisão contratual em caso de manutenção das irregularidades mesmo após as penalidades aplicadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Direto da UTI, Bolsonaro dá entrevista e reafirma que está enfrentando um julgamento político

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"

Polícia

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Homem de 48 anos é acusado de atirar em outro de 28 anos e, depois, fugir em direção ao município de Caracol