Pular para o conteúdo
Política

‘Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos’, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Deputado federal afirma que presidente Lula tenta abrir mercado de exportação desde 2023
Renata Volpe -
Deputado federal por MS, Vander Loubet (PT). (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

“Você percebe nitidamente que esse grupo, que tanto fala em patriotismo, na verdade está mais preocupado em defender seus interesses políticos, mesmo que isso prejudique o Brasil”. A fala é do deputado federal Vander Loubet (PT), sobre a decisão dos frigoríficos de MS de suspender o envio de carnes aos Estados Unidos, devido ao tarifaço imposto em 50% pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Vander elencou três questões sobre a suspensão. A primeira é acerca dos próprios interesses políticos.

A segunda, conforme o petista, é que, a partir de agora, e os demais estados afetados pelo tarifaço terão de buscar diversificar mais os países que são destino das exportações. “O governo tem trabalhado desde 2023 justamente para abrir novos mercados aos produtos brasileiros, principalmente os do . O desafio agora é fortalecer esse processo, para que a gente dependa cada vez menos do mercado dos Estados Unidos enquanto comprador”.

A terceira questão citada por Vander é de que a diplomacia brasileira e o Governo Federal mais uma vez acertam em não descartar a busca por diálogo e as negociações por um acordo. “O vice-presidente e ministro Alckmin foi escalado para envolver o empresariado brasileiro nas discussões com o governo americano e a OMC, para buscar uma saída, para achar uma solução que não prejudique o Brasil”, finalizou.

Produção das carnes continua normal

Apesar da medida, o Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de MS) reforçou ao Jornal Midiamax que as plantas frigoríficas continuam com os abates normalmente. Porém, a exceção seria para as que estão habilitadas a enviar ao mercado norte-americano, que devem reduzir as escalas de abates.

Assim, conforme o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, uma das alternativas seria vender essa carne bovina para o mercado interno, o que poderia aliviar o preço no bolso dos sul-mato-grossenses. Outro ponto de alerta seria o tempo de demora para conseguir exportar parte desta produção para outros países. 

“A gente não consegue colocar esse produto rapidamente em outro mercado internacional. A consequência seria colocar esse produto no mercado interno sul-mato-grossense, mercado interno brasileiro, o que obviamente pode haver um aumento de oferta e também uma redução de preço e, na sequência, até uma redução de preço da arroba do boi aos produtores. Por isso que é tão preocupante esse tarifaço”, explicou Verruck. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Últimas Notícias

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana. O objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

10 pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações

Emprego e Concurso

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Salários variam de R$ 1.576,50 a R$ 4.466,75

Esportes

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Após a partida, Neymar atendeu a imprensa, e reagiu de forma impaciente à pergunta feita pelo repórter da Cazé TV