Pular para o conteúdo
Política

Grupo de trabalho é formado para planejar Observatório de Segurança Pública em MS

Na prática, o Observatório deve ser responsável por mapear os principais indicadores de violência, apontar distorções no sistema de registros e propor soluções
Vinicios Araujo -
Observatório vai compilar dados da segurança pública. (Reprodução: Polícia Civil)

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu nesta semana um que ficará responsável por estruturar o futuro Observatório de do Estado. A criação do GT foi oficializada por meio da Resolução Sejusp nº 1.052, publicada na quinta-feira (12) no Diário Oficial.

O objetivo é transformar a análise de segurança em uma prática baseada em dados, diagnósticos técnicos e participação social. Na prática, o Observatório deve ser responsável por mapear os principais indicadores de violência, apontar distorções no sistema de registros e propor soluções com base em evidências.

Tudo isso, segundo a própria resolução, buscando mais transparência, inteligência estratégica e integração entre os órgãos.

180 dias para entrega do plano

O grupo será composto por sete integrantes das principais forças estaduais, incluindo representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, , Perícia Criminal e da própria Sejusp. O comando ficará a cargo do Secretário-Executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, enquanto o relator será o coronel Franco Alan Amorim, da PMMS.

Eles terão até 180 dias para apresentar um modelo de funcionamento do observatório, com proposta de estrutura física e normativa. A atuação será sem remuneração extra, acumulada com os cargos atuais dos membros.

Diagnóstico como base para decisão

O texto da resolução aponta uma série de gargalos a serem enfrentados: inconsistência nos registros, necessidade de sistematização dos dados e fragilidade na governança de programas e projetos.

O Observatório surge como resposta à crescente pressão por informações precisas e análises qualificadas sobre a criminalidade e o funcionamento das instituições.

A proposta também prevê maior incentivo à produção científica, à participação da sociedade civil e à formulação de políticas públicas mais transparentes, o que pode viabilizar possível abertura para parcerias com universidades, centros de pesquisa e organismos de controle.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha