Pular para o conteúdo
Política

Após 6 anos na Prefeitura, Pedrossian diz agora que Consórcio peca em transparência

Pedrossian Neto esteve na pasta de Finanças de Campo Grande na gestão de Marquinhos Trad e lidava com os pedidos do Consórcio Guaicurus
Fábio Oruê, Vinicios Araujo -
cpi hospitais
Deputado Pedro Pedrossian Neto (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

O ex-secretário de Finanças de e atual deputado estadual, Pedro Pedrossian Neto (PSD), afirmou que falta transparência na prestação de contas do Consórcio Guaicurus — alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara dos Vereadores.

À frente da pasta de finanças na gestão de Marquinhos Trad (PDT), Pedrossian Neto disse que nunca ficou claro para administração pública o déficit alegado pelo prestador de da Capital. Apesar disso, reconhece que os usuários diminuíram com o passar dos anos.

“Então, para que você possa repassar recursos, você tem que ter absoluta clareza desse recurso. Em primeiro lugar, um compromisso de transparência, de compliance, de balanços publicados, de auditoria independente auditando os contratos, de absoluta clareza, transparência e luz do sol”, afirma ao Jornal Midiamax.

“Isso nós nunca conseguimos observar nas contas do consórcio, uma clareza absoluta, pelo menos naquela ocasião, sobretudo na questão de demonstrar o déficit financeiro”, complementa ele, relembrando o prejuízo financeiro que a empresa diz ter durante e pós-pandemia.

“A gente via as contas relativamente empatadas, sem lucro, mas também sem grande prejuízo. Agora, isso era uma percepção, a gente não tinha absoluta certeza, porque os balanços não estavam auditados por auditorias, por consultorias de primeiríssima linha”, ressalta.

Para ele, a CPI deve caminhar no sentido de dar maior transparência aos gastos do Consórcio Guaicurus e, assim, confiança de que os recursos estão sendo empregados em prol da população.

tarifa vereadora
Transporte coletivo de Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

CPI do Consórcio Guaicurus

As últimas oitivas deste mês serão em 28 de maio. O primeiro a prestar depoimento no dia, às 13h, será o diretor da Procuradoria Jurídica e presidente da Junta de Análise e Julgamentos de Recursos da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye.

A partir das 15h, quem responde às perguntas é o Diretor de Fiscalização e Auditoria Contábil da Agereg, José Corsine da Silva.

Próxima fase: investigação do Consórcio Guaicurus

A CPI do Consórcio Guaicurus se dividiu em cinco fases e desenrola atualmente a segunda, em que acontecem oitivas. Ela visa obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação. 

Já a próxima fase prevê uma investigação sobre o Consórcio Guaicurus. Estão previstas oitivas com gestores e responsáveis pelo grupo de empresas para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos.

A intenção é investigar o Consórcio Guaicurus ouvindo diretores, sócios, gestores e analisando documentos para entender a aplicação dos recursos públicos. Além disso, também estão previstas vistorias nos ônibus, constatações in loco e auditoria nas tarifas.

Líder de denúncias

A má conservação, a falta e os atrasos constantes de ônibus em Campo Grande lideram as reclamações contra o Consórcio Guaicurus. Relatório do grupo aponta que “a população clama por medidas urgentes, incluindo renovação da frota, ampliação das linhas, fiscalização efetiva e maior transparência na gestão”.

Assim, a partir das denúncias, os vereadores classificam a situação atual do transporte coletivo “como insustentável e prejudicial à qualidade de vida dos moradores de Campo Grande”. A má conservação lidera as denúncias, seguida da falta de ônibus, e o mesmo percentual para atrasos dos veículos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Menina de 6 anos foi transferida em UTI aérea para Santa Casa de Campo Grande após acidente na BR-262

Confira a escala médica de unidades de saúde nesta segunda-feira

sol e chuva

Com calorão de volta, MS terá chance de chuva e máxima de 34°C nesta segunda-feira

Homem é preso por agredir esposa na frente dos filhos durante festa junina em Dourados

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Falha na rodovia teria causado acidente entre ônibus e carreta com duas mortes na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

Durante festa de aniversário, capataz é ferido com 3 tiros na nuca por peão de fazenda em MS

Peão fugiu em seguida em uma motocicleta

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 1 recebem parcela de junho nesta segunda-feira

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 201.654 mil famílias recebem o benefício

Política

CPI ouve ‘ex-chefão’ do Consórcio Guaicurus nesta segunda-feira

João Resende ficou 12 anos a frente do Consórcio Guaicurus

Emprego e Concurso

Semana começa com 1,7 mil vagas na Funsat

O recrutamento abrange 141 profissões, em 189 empresas