Pular para o conteúdo
Política

Em MS, fusão do Podemos com PSDB pode reduzir ninho tucano com saída de deputados

Parlamentares têm se reunido com outros partidos e avaliam mudar de sigla
Celso Bejarano -
Mara Caseiro e Paulo Correa (Divulgação, Alems)

Um dos possíveis desfechos sobre os rumos do é a fusão com o Podemos, que podem virar um partido só a partir do dia 29 deste mês, conforme informado pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, ex-governador de Goiás, por quatro mandatos.

Em MS, o partido é liderado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, e deverá se unir com a legenda comandada aqui pela senadora Soraya Thronicke.

Por enquanto, ainda não há confirmações sobre quem fica e quem sai dos partidos, pelo menos até selar o combinado.

Aqui em , antes de firmado o pacto entre as duas siglas, articulações em curso indicam que o ninho dos tucanos pode diminuir. A começar pela Assembleia Legislativa, onde seis dos 24 donos de mandato, já há anos, integram o PSDB.

Inicialmente a nova sigla deve se chamar Podemos/PSDB.

A deputada federal Mara Caseiro, por exemplo, a parlamentar mais bem votada nas eleições passadas, ao menos nos bastidores, é tida como certa sua saída do PSDB. Ela estaria indo para o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ela [Mara] está dialogando, mas nada definido”, respondeu ao Jornal Midiamax a assessoria de imprensa da deputada ao ser questionado sobre o assunto.

Já o tucano Paulo Corrêa, segundo mais bem votado nas eleições passadas, secretário-geral da , é outro que estaria conversando com partidos já com a intenção de largar o PSDB. No entanto, tem sido comedido nas declarações.

Por meio de sua assessora, ele disse que “tem participado de reuniões com a executiva nacional [do PSDB] para definir os rumos do partido. Enquanto essa definição não sai, ele está focado no bom andamento de seu mandato”, afirmou o parlamentar, que acrescentou:

“Qualquer outra discussão será divulgada no momento oportuno”.

PSDB tem seis deputados estaduais na Alems (Reprodução)

Zé Teixeira, outro bom de voto entre os tucanos, exerce o oitavo mandato, já declarou publicamente que é desejo seu em se desfiliar do PSDB, antes do anúncio da fusão com o Podemos.

No entanto, sua assessoria, embora provocada pela reportagem na manhã desta terça-feira (22), ainda não havia se manifestado até a publicação deste material. Espaço segue aberto para manifestações.

O governador Eduardo Riedel, que está em viagem internacional, e o ex-governador Reinaldo Azambuja também não se manifestaram acerca da fusão partidária.

O que é a fusão partidária?

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conta hoje com 33 partidos políticos registrados em sua base de dados. O mais recente, aprovado pela Corte Eleitoral, em dezembro de 2019, foi o Unidade Popular (UP). Contudo, esse número sempre pode mudar, à medida que são aprovados, pelo Plenário do TSE, os pedidos de criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos.

Essas possibilidades estão previstas no artigo 2º da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), segundo o qual “é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana”.

Então, de acordo com a legislação, por decisão de seus órgãos nacionais de deliberação, dois ou mais partidos poderão fundir-se num só, ou incorporar-se um ao outro.

No caso de fusão, os órgãos de direção dos partidos políticos elaboram projetos comuns de estatuto e programa. Depois, os órgãos nacionais de deliberação das legendas em processo de fusão votam em reunião conjunta e, por maioria absoluta, elegem o órgão de direção nacional que promoverá o registro da nova agremiação política. Nesse caso, os partidos envolvidos são extintos para a criação de uma nova legenda. Assim, deferido o registro da nova sigla, devem ser cancelados, de ofício, os registros dos órgãos de direção estaduais e municipais dos partidos políticos extintos.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem não comparece para colocar tornozeleira elétrica e tem prisão preventiva decretada

VÍDEO: homem suspeito de furtar mais de 20 casas de luxo é preso em Dourados

vagas

Com salário de R$ 10,5 mil, inscrições para fiscal biomédico continuam abertas

ministério

Governo abre vaga na área de educação na Capital e interior de MS

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

hrms

Processo seletivo com 204 vagas para atuar no HRMS vai até a próxima terça-feira 

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Irmãozinhos? Guia passava pela região do Touro Morto quando encontrou os animais

Brasil

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

Caso positivo de São Paulo foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP)

Brasil

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

Movimento foca em liberdade, direito e reparação

Famosos

Record demite jornalista por ser ‘sofisticado demais’

Jornalista apresentava diariamente o principal jornal da emissora