Pular para o conteúdo
Política

Eleitores de Bandeirantes voltam às urnas neste domingo

São três candidatos para escolha da população
Renata Volpe, Vinicios Araujo -
Escola Estadual Ernesto Solon Borges, na Vila Nossa Senhora Aparecida, recebe eleitores. (Vinicios Araújo, Midiamax)

Os eleitores de , cidade a 70 km de , voltam às urnas neste domingo (6), para escolher um de três candidatos que disputam a prefeitura da cidade. São eles: a ex-vereadora Tatiane Maria Miyasato (MDB), Celso Abrantes (PSD) e Flávio Paiva (DC).

A eleição suplementar acontece, pois o prefeito eleito no fim de 2024, Álvaro Urt (), tornou-se inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O horário de votação começou às 7h e se encerra às 16h (horário de Mato Grosso do Sul), assim como ocorreu nas eleições regulares em 2024.

São oito locais de votação e 25 urnas disponibilizadas para votação. Segundo o juiz eleitoral Felipe Brígido Lage, neste fim de semana, não houve nenhuma intercorrência. Ainda conforme ele, há urnas de contingência, caso ocorra algum problema com outro equipamento.

Para evitar transtornos, a Justiça Eleitoral orienta aos eleitores de Bandeirantes a consultarem previamente seus locais de votação. Isso pode ser feito por meio do site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.

A totalização acontece no cartório da 34ª ZE (Zona Eleitoral), na Rua Arthur Bernardes, n° 2215, no Centro.

Quem são os candidatos

A candidata a vice de Urt e ex-vereadora Tatiane Maria Miyasato (MDB) disputa, agora, o cargo de prefeita, ao lado da candidata a vice, Elaine Montanha (PP). A coligação delas tem os partidos MDB, PP, PRD e PSB.

Além delas, a Coligação Juntos por Bandeirantes (PSD, PL, REPUBLICANOS, PDT e PODEMOS) tem Celso Abrantes (PSD) como candidato a prefeito e Marinho Serpa (PL) como candidato a vice. Abrantes ficou em segundo lugar na disputa à cadeira de chefe do Executivo, ao ter recebido 1.692 (31,17%) votos.

A Coligação Renova Bandeirantes (DC e Agir) definiu Flávio Paiva (DC) como candidato a prefeito e Rosângela Zanata (Agir) como candidata a vice-prefeita. A substituição por Zanata veio após o primeiro escolhido, Marcelo Severo (Agir), acabar inelegível por não prestar contas nas eleições em 2024.

Severo disputou as eleições para chefe do Executivo no ano passado e ficou em último lugar, ao ter recebido 31 votos, o que equivale a 0,57% dos votos.

Ex-prefeito inelegível

Plenário do TSE julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt, que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024, mas teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso, com relatoria do ministro André Mendonça. Os demais ministros acompanharam e votaram contra o agravo. Foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

Decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município. Decisão de 10 de outubro de 2024, do TSE, baseia-se na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

O prefeito interino é o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP). Ele não disputa a eleição para chefe do Executivo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

Últimas Notícias

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

10 pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações

Emprego e Concurso

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Salários variam de R$ 1.576,50 a R$ 4.466,75

Esportes

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Após a partida, Neymar atendeu a imprensa, e reagiu de forma impaciente à pergunta feita pelo repórter da Cazé TV

Esportes

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Os gols do São Paulo nessa disputa do Brasileirão foram marcados por Luciano, duas vezes