Pular para o conteúdo
Política

Disputa pela Prefeitura de Paranhos vira caso de polícia

Candidato do PSDB diz que adversários, do PT, espalharam notícias falsas indicando que ele estaria exigindo votos de comunidade por meio de coação
Celso Bejarano, Thatiana Melo -
Candidatos Hélio Acosta (PSDB) e Dr. Jorge (PT)

Dias antes da eleição suplementar [nova votação para escolha do prefeito] na cidade sul-mato-grossense de Paranhos, a 460 km , na área de fronteira com o Paraguai, a disputa que envolve dois candidatos, um do PSDB e outro do PT, virou caso de polícia. O pleito acontece no domingo, dia 6.

Na tarde de ontem, segunda-feira (31), o concorrente do PSDB, Hélio Ramão Acosta, foi à delegacia da cidade. Hélio é vereador, presidente da Câmara Municipal licenciado e ocupa o comando prefeitura interinamente.

Assim, registrou um boletim de ocorrência contra o presidente municipal do PT, José Fernandes da Silva. Acosta concorre com o petista Doutor Jorge, médico no município.

De acordo com o boletim, José Fernandes da Silva teria produzido e divulgado uma “carta de teor ofensivo”. Nesta, “imputa falsamente ao Sr. Hélio Ramão Acosta a prática do crime de coação”. O interino estaria exigindo votos de uma comunidade local.

Ainda conforme a apelação do tucano, “a acusação não possui qualquer embasamento ou prova, tratando-se de uma estratégia com fins eleitorais”. Ele ainda alega que a ação visa prejudicar sua imagem pública e credibilidade.

Carta ‘amplamente disseminada’

Sustenta ainda o candidato do PSDB, que “o conteúdo da referida carta foi amplamente disseminado, sendo publicado em jornais regionais e encaminhado a deputados federais, que, por sua vez, redistribuíram a mensagem, ampliando o alcance da acusação infundada. Dessa forma, o dano à honra e à reputação do prefeito tomou proporções significativas, visto que a falsa imputação de crime passou a circular em larga escala”.

O Midiamax tentou conversar com os candidatos, mas até a publicação deste material não tinha obtido respostas. Contudo, a reportagem conversou por telefone com o defensor do candidato petista, Doutor Jorge, o advogado Luiz Fernando, que pouco quis comentar o assunto.

Ele disse, apenas, que a denúncia do prefeito interino “não tem nada a ver”. Também, que a bancada petista, dois deputados federais, Camila Jara e Vander Loubet, iriam se manifestar sobre o assunto em .

O advogado afirmou, também, que os deputados estaduais , Gleice Jane e Pedro Kemp, fariam pronunciamentos sobre o caso na Assembleia Legislativa.

Ainda segundo o boletim policial, o interino e candidato do PSDB, Hélio Ramão Acosta, “solicita a devida apuração do ocorrido e a responsabilização do autor da acusação, uma vez que a ação representa um ataque direto à sua honra e à sua conduta pública”.

O que diz o ofício

Esse ofício, assinado pelo PT, pede intervenção da Força Nacional na eleição. “Recebemos diversas denúncias de que o atual prefeito, Hélio Acosta, tem coagido membros de comunidade indígena a votarem na sua candidatura, utilizando pressão e intimidação”, diz trecho.

Confira na íntegra:

Nova eleição

Foi o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, quem assinou no dia 6 deste mês, março, a resolução 853, que definiu o dia 6 de abril como data da eleição suplementar.

Conforme o TRE, a nova eleição ocorrerá em razão da decisão colegiada proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negando provimento ao recurso especial eleitoral para confirmar a decisão do juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Diogo de Freitas, que indeferiu o pedido de registro da candidatura do candidato Heliomar Klabunde (MDB), que havia vencido a eleição.

O emedebista foi punido e perdeu o direito de concorrer o pleito “em razão da incidência de inelegibilidade devido a irregularidades nas contas da gestão anterior”, conforme a assessoria do TRE-MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado

Trânsito

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Batida deixou o trânsito lento na região