Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul apresentaram mais de 150 projetos de lei neste primeiro semestre de 2025. Com base nos dados disponíveis no Sistema Gestor de Processo Legislativo, o mês mais produtivo na Casa de Leis estadual foi fevereiro, com 43 projetos apresentados.
Em seguida, abril e maio registraram 32 propostas levadas a plenário, enquanto março, junho e julho registraram, respectivamente, 29, 26 e 27 projetos.
Considerando as matérias propostas também pelo Executivo e Judiciário, a Alems registrou recorde de análise de proposições na atual legislatura para o período.
Enquanto em 2023 e 2024, os parlamentares apreciaram 165 e 175 projetos de lei, respectivamente, de janeiro a junho deste ano foram mais de 180 propostas de legislação analisadas pelo colégio. Destas, 157 foram propostas pelos próprios parlamentares.
Ranking
Na relação de produtividade, o deputado que mais apresentou propostas de lei nesse primeiro semestre foi o oposicionista João Henrique Catan (PL). O parlamentar contabilizou 35 projetos de lei.
Na sequência vem a deputada Gleice Jane (PT) com 13 projetos. A douradense, estreante no parlamento estadual, assumiu o mandato em abril de 2023 após a morte do titular Amarildo Cruz (PT).
Ainda no ranking dos maiores propositores deste semestre, em terceiro lugar se apresenta o deputado Roberto Hashioka (União), que registrou 10 projetos de lei no período.
Apenas o decano Londres Machado, do PSD, não apresentou nenhum projeto de lei. No ano passado, o parlamentar apresentou apenas um PL no primeiro semestre que atribuiu nome ao Anel Viário que liga a MS-040 e MS-338.
Confira abaixo o ranking completo:
- João Henrique (PL) – 35 projetos
- Gleice Jane (PT) – 13 projetos
- Roberto Hashioka (União) – 10 projetos
- Paulo Duarte (PSB) – 9 projetos
- Pedro Kemp (PT) – 7 projetos
- Lia Nogueira (PSDB) – 7 projetos
- Mara Caseiro (PSDB) – 6 projetos
- Paulo Corrêa (PSDB) – 6 projetos
- Caravina (PSDB) – 6 projetos
- Coronel David (PL) – 6 projetos
- Lucas de Lima (sem partido) – 6 projetos
- Marcio Fernandes (MDB) – 6 projetos
- Junior Mochi (MDB) – 5 projetos
- Jamilson Name (PSDB) – 4 projetos
- Antonio Vaz (Republicanos) – 4 projetos
- Pedro Pedrossian Neto (PSD) – 4 projetos
- Professor Rinaldo Modesto (Podemos) – 4 projetos
- Zé Teixeira (PSDB) – 3 projetos
- Lidio Lopes (sem partido) – 3 projetos
- Gerson Claro (PP) – 2 projetos
- Renato Câmara (MDB) – 2 projetos
- Zeca do PT (PT) – 1 projeto
- Londres Machado (PP) – nenhum projeto
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***