Pular para o conteúdo
Política

Deputado diz que TCE também investiga denúncias de mães atípicas em Campo Grande

Falta de insumos é reclamação recorrente das mães atípicas
Dândara Genelhú, Vinicios Araujo -
mães atípicas
Mães atípicas em protesto pacífico na Alems (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Além de inquérito que investiga denúncia de mãe atípica sobre falta de sondas de alimentação em , o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ) também apura a situação. A Corte teria iniciado processo de investigação sobre a falta de insumos para as mães.

“É importante que os órgãos fiscalizadores possam investigar”, disse o deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD). O parlamentar é presidente da Comissão Especial da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que acompanha as demandas da categoria.

“Muitas das mães atípicas têm procurado a Assembleia Legislativa, têm procurado os Poderes constituídos”, disse. Conforme o deputado, a procura é “para reclamar da absoluta falta e, na verdade, um vazio assistencial, um verdadeiro abismo que nós estamos enfrentando, sobretudo aqui no município de Campo Grande”.

Pedrossian destaca que “são inúmeras crianças com deficiência, crianças com síndrome de Down, com transtorno do espectro autista, crianças com paralisia cerebral, crianças que se alimentam com sonda nasogástrica”. Elas possuem “dificuldade de locomoção, acamados ou crianças que têm doenças graves, doenças raras, doenças altamente custosas”, pontuou.

Então, disse que é necessária “uma investigação profunda”. Por fim, destacou que existe apuração dentro do TCE-MS após denúncia encaminhada até o órgão. “O Tribunal de Contas iniciou um processo de investigação não apenas com relação a eventual sobrepreço, mas também como deficiências no planejamento do fornecimento, porque hoje as mães estão tendo que judicializar fralda descartável”.

Inquérito

A 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública instaurou inquérito civil para apurar falhas no fornecimento de sondas de gastrostomia tipo Botton pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O caso escancara o risco de desassistência a crianças e adolescentes com necessidades clínicas severas, cuja alimentação depende diretamente da regularidade desse tipo de fornecimento.

O procedimento tem como ponto de partida uma Notícia de Fato registrada após denúncia de mãe. Ela relata a não entrega do insumo na medida prescrita para sua filha, dependente do dispositivo para alimentação.

MPMS investiga problemas verificados ao longo de 2024, além da persistência da falha em 2025, especialmente a ausência do tamanho 20 x 1,2 cm. O tamanho é um dos que tiveram a produção descontinuada pelo fornecedor. Atualmente, 202 pacientes dependem do programa municipal de dispensação das sondas, conforme ofício da própria Sesau.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Justificou apontando ‘volume’ de colegas

Ministra anunciou aposentadoria do 'casca de bala'

Charge

Vale ouro!

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil