Pular para o conteúdo
Política

Deixados para ‘segunda leva’, retirada de secretários de MS da guerra depende de aval israelense

Sul-mato-grossenses estão retidos na guerra desde o dia 13
Vinicios Araujo -
Tropas de Israel em meio aos escombros. Foto: Força de Defesa de Israel

Em meio ao acirramento do conflito entre Israel e Irã, três servidores do Governo de ainda seguem retidos em Tel Aviv, aguardando autorização para deixar o território israelense. A saída, que chegou a ser cogitada por meio de um voo fretado ou escolta terrestre até a Jordânia, agora depende diretamente de aval do governo israelense, que prioriza a retirada de grupos em ordem definida pelas autoridades locais.

O Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, e o responsável pelo setor de tecnologia, Marcos Espíndola, ficaram fora da primeira leva de brasileiros autorizados a sair. A expectativa, segundo nota atualizada pelo Governo do Estado, é de que o grupo embarque na próxima oportunidade, assim que houver liberação oficial.

“Estamos bem, seguimos todos os protocolos de segurança. Nesta madrugada tivemos quatro ataques, todos interceptados pela defesa de Israel. A nossa preocupação agora é encontrar uma alternativa segura para voltar ao Brasil o quanto antes”, informou Ricardo Senna em vídeo enviado na manhã desta terça-feira (17), reforçando que, apesar das cenas impactantes veiculadas na imprensa, a comitiva permanece em segurança.

O grupo cumpre missão oficial que deveria ter sido encerrada no dia 14 de junho, organizada pelo Consórcio Brasil Central a convite do governo israelense, com apoio da Embaixada de Israel no Brasil. Durante a viagem, os secretários participaram de encontros com autoridades locais, incluindo o presidente de Israel, Isaac Herzog, e realizaram visitas técnicas nas áreas de , saúde, tecnologia, e desenvolvimento social.

De acordo com o governo de Mato Grosso do Sul, os custos da permanência e eventual retorno estão sendo cobertos pelo país anfitrião. No entanto, a definição sobre quando e como ocorrerá o retorno depende diretamente da avaliação das autoridades israelenses sobre segurança na região, especialmente em relação à abertura do espaço aéreo e viabilidade de deslocamento terrestre.

Enquanto aguardam, os servidores seguem hospedados em um hotel em Tel Aviv, acompanhados por representantes da embaixada brasileira, que permanecem em tratativas constantes com as autoridades de Israel.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno