Pular para o conteúdo
Política

Deixados para ‘segunda leva’, retirada de secretários de MS da guerra depende de aval israelense

Sul-mato-grossenses estão retidos na guerra desde o dia 13
Vinicios Araujo -
Tropas de Israel em meio aos escombros. Foto: Força de Defesa de Israel

Em meio ao acirramento do conflito entre Israel e Irã, três servidores do Governo de ainda seguem retidos em Tel Aviv, aguardando autorização para deixar o território israelense. A saída, que chegou a ser cogitada por meio de um voo fretado ou escolta terrestre até a Jordânia, agora depende diretamente de aval do governo israelense, que prioriza a retirada de grupos em ordem definida pelas autoridades locais.

O Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, e o responsável pelo setor de tecnologia, Marcos Espíndola, ficaram fora da primeira leva de brasileiros autorizados a sair. A expectativa, segundo nota atualizada pelo Governo do Estado, é de que o grupo embarque na próxima oportunidade, assim que houver liberação oficial.

“Estamos bem, seguimos todos os protocolos de segurança. Nesta madrugada tivemos quatro ataques, todos interceptados pela defesa de Israel. A nossa preocupação agora é encontrar uma alternativa segura para voltar ao Brasil o quanto antes”, informou Ricardo Senna em vídeo enviado na manhã desta terça-feira (17), reforçando que, apesar das cenas impactantes veiculadas na imprensa, a comitiva permanece em segurança.

O grupo cumpre missão oficial que deveria ter sido encerrada no dia 14 de junho, organizada pelo Consórcio Brasil Central a convite do governo israelense, com apoio da Embaixada de Israel no Brasil. Durante a viagem, os secretários participaram de encontros com autoridades locais, incluindo o presidente de Israel, Isaac Herzog, e realizaram visitas técnicas nas áreas de , saúde, tecnologia, e desenvolvimento social.

De acordo com o governo de Mato Grosso do Sul, os custos da permanência e eventual retorno estão sendo cobertos pelo país anfitrião. No entanto, a definição sobre quando e como ocorrerá o retorno depende diretamente da avaliação das autoridades israelenses sobre segurança na região, especialmente em relação à abertura do espaço aéreo e viabilidade de deslocamento terrestre.

Enquanto aguardam, os servidores seguem hospedados em um hotel em Tel Aviv, acompanhados por representantes da embaixada brasileira, que permanecem em tratativas constantes com as autoridades de Israel.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

maria do bairro novela reprise sbt 30 anos

Maria do Bairro completa 30 anos e ganha nova reprise imediata no SBT; veja que dia começa

Cerveja ficou mais cara no Centro-Oeste, aponta pesquisa sobre variação de preços

TCE-MS vai pagar R$ 371 mil para empresa gerenciar frota de sete veículos

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Carne bovina: Abrafrigo prevê perda de US$ 1,3 bilhão em 2025 com tarifa dos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Atleta foi denunciado em artigo do CBJD sobre punição a quem pratica atos discriminatórios

Brasil

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Senador fez posta nas redes sociais declarando apoio ao ex-presidente

Cotidiano

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

O espaço será aberto às 18h e atenderá pessoas em situação de rua

Esportes

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Nova treinadora chamou atenção por suas habilidades com desenvolvimento pessoal e coletivo durante os treinamentos em times no exterior