Pular para o conteúdo
Política

CPI do Consórcio faz 1ª reunião com balanço de denúncias e cronograma de trabalho

Cronograma da CPI deve ser dividido em cinco fases
Fábio Oruê, Gabriel Maymone -
ônibus atraso passageiros
Ônibus quebrado na Afonso Pena (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara dos Vereadores que irá investigar o serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus em faz sua primeira reunião nesta segunda-feira (31).

Em pauta neste primeiro momento estão o balanço das denúncias recebidas por meio dos canais disponibilizados na semana passada e também o cronograma detalhado dos trabalhos, que deve incluir a convocação do Consórcio.

Conforme o presidente da CPI, Dr. Lívio Leite (União Brasil), o cronograma será dividido em cinco fases – algumas delas sigilosas.

Vereador Junior Coringa (MDB), integrante da CPI do Consórcio e representante da minoria da Câmara, adiantou também a informação sobre ouvir a empresa consorciada.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

O parlamentar detalhou que o grupo deve “ouvir os empresários, a Prefeitura, ouvir a Agência, o responsável pela Agetran. Para a gente poder buscar todas as informações que a CPI precisa”.

Contudo, a convocação não garante que as empresas vão colaborar com as investigações. Conforme o regimento interno, a CPI terá duração de 120 dias.

Além de Lívio e Coringa, CPI do Transporte Público também é composta pelos vereadores Ana Portela (PL), que está na relatoria, Luiza Ribeiro (PT) e Maicon Nogueira (PP).

Fatos determinados

A CPI pretende investigar três fatos determinados. Além disso, o objeto de apuração é a junção de dois requerimentos de abertura da CPI, propostos por Junior Coringa (MDB) e Lívio Leite (União).

Confira os fatos determinados:

  • A utilização de frota com idade média e máxima dentro do limite contratual e o estado de conservação dos veículos nos últimos cinco anos;
  • O equilíbrio financeiro contratual após a aplicação dos subsídios públicos concedidos pelo Executivo Municipal de Campo Grande à empresa concessionária, por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024;
  • A fiscalização feita pela Prefeitura Municipal, pela Agereg e pela no serviço de transporte público prestado pela concessionária após a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) perante o TCE-MS, em novembro de 2020.

Abertura de CPI expõe falha de fiscalização da Câmara em TAG

A abertura da CPI do Consórcio Guaicurus para investigar as partes envolvidas no transporte público de Campo Grande cinco após a assinatura de um TAG (Termo de Ajuste de Gestão) expõe a falha da Câmara Municipal em acompanhar o cumprimento das medidas firmadas no documento.

Dos 29 compromissos firmados no TAG, apenas 3 cláusulas cobravam diretamente o grupo de empresários que detém a concessão do transporte público da Capital. Assinaram o termo em 2020: a Prefeitura de Campo Grande, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e o Consórcio Guaicurus.

Assim, o documento, que tinha como compromissário – aquele que assume o compromisso – o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), determinou que a Câmara Municipal de Campo Grande teria o papel fiscalizador do cumprimento das medidas estipuladas para melhorar o transporte público.

“A anuente Câmara Municipal de Campo Grande, como integrante do sistema de controle externo, nos termos do art. 31 da CF/88, ao anuir com o presente Termo, colaborará com a fiscalização dos compromissos assumidos neste instrumento”, traz o documento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

Alvo da PF nesta sexta-feira, ex-presidente está sob restrições impostas pela Justiça

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo

Cotidiano

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Evento buscou apoio para comunidades quilombolas se desenvolverem economicamente com autonomia