Pular para o conteúdo
Política

Combate à violência contra mulher pode ser prioridade no Senado após morte de jornalista de MS

Proposta de senadora de MS quer preferência na tramitação de matérias em favor das mulheres
Dândara Genelhú -
senado mulher
Vanessa Ricarte foi morta aos 42 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Proposições de combate a violência contra mulher podem ter prioridade na tramitação no Senado. É o que prevê o PRS (Projeto de Resolução do Senado) nº 5/2025, protocolado após o da jornalista de , Vanessa Ricarte.

Aos 42 anos, Vanessa foi assassinada a facadas pelo ex-noivo, Caio Nascimento. Antes de ser vítima de feminicídio, a jornalista denunciou Caio. Áudios de Vanessa denunciaram o atendimento prestado na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres).

Após o crime, a senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (PODE), solicitou alterações no regimento interno do Senado.

“O homicida, o feminicida, já tinha 13 inquéritos, tentou matar o irmão seis vezes. É algo surreal. Chegamos a esse ponto: estamos implorando, é vergonhoso, mas é verdade: mendigando. Mas fazemos isso de cabeça erguida”, disse a senadora.

Então, pediu precedência nas proposições que tratam do combate à violência contra mulher. “Todos os meses de março nós nos reunimos e destacamos dois ou três projetos de lei que são prioridade para nós. Eu me neguei a destacar um projeto de lei. Cerca de 20 projetos meus, que destaquei nos outros anos, não andaram”, apontou Soraya.

Projetos são solução

Na justificativa do projeto de resolução, a parlamentar de MS destaca que a prioridade na tramitação deste tipo de matéria poderá ajudar no solucionamento dos problemas de gênero. “Trata-se de permitir que essas proposições tenham posição diferenciada no processo legislativo, de forma a permitir que possamos, como norma permanente do Senado Federal, buscar o equacionamento desse grave problemas que envergonha a sociedade brasileira”.

Destacou ainda, que se houvesse a prioridade, poderiam reduzir a desigualdade entre homens e mulheres. “O que se pretende é dar mais um passo na direção que vem sendo adotada por essa Casa de priorizar os temas de interesse da mulher, como forma de reduzir e, ao cabo, eliminar a desigualdade de gênero que ainda caracteriza o nosso País”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1865 – General Solano Lopez invade e ocupa Coxim

boate

Motorista é perseguido na BR-060 por falso policial e tem carro roubado em Campo Grande

Meia volta, volver!

inss

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

ataque onça pantanal 2

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Polícia recupera motocicleta furtada em frente à Santa Casa

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador morre ao ser atingido por queda de eucalipto na zona rural de Dourados

A árvore já estava sendo cortada e desabou com o vento

Polícia

Onça que matou caseiro no Pantanal é capturada e deve ser trazida para Campo Grande

Onça foi encontrada nas proximidades do local que atacou o caseiro

Bastidores

[ BASTIDORES ] Leitão do Governo Federal

Presidente da Casa chegou atrasado e entrou de mansinho

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Filipe Barros (PL-PR) será relator de projeto de lei que reconhece como brasileiros indígenas paraguaios

Indígenas de outros países agora podem ganhar terras e benefícios sociais