Pular para o conteúdo
Política

Câmara tem 1 minuto de silêncio pela morte do Papa e vereadores lamentam: ‘lutou pela paz’

Morte do líder da igreja católica repercutiu na sessão desta terça-feira
Gabriel Maymone, Fábio Oruê -
Todos os presentes fizeram 1 minuto de silêncio em respeito pelo falecimento do Papa Francisco (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

A morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, repercutiu na Câmara Municipal de . Na sessão desta terça-feira (22), os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao líder da igreja católica.

Assim, alguns parlamentares discursaram sobre o falecimento de Francisco.

O vereador Ronilço Guerreiro (Pode) pediu o minuto de silêncio e declarou: “Precisamos trabalhar incansável pela paz. E o Papa Francisco caminhou em busca da paz e do respeito entre as pessoas”.

Jean Ferreira (PT) também falou sobre o Papa e relembrou que ele respeitava as diferenças e em sua última declaração pediu o cessar-fogo em Gaza. Disse que era um homem que buscava a paz, principalmente em um tempo de intolerância. Que isso foi muito importante.

Por fim, Carlão () lembrou que “o Papa Francisco demonstrou que cargo ou patente não devem tirar a humildade. Ele foi uma pessoa humilde, simples e trabalhou pela união e a convivência entre os diferentes. Principalmente no parlamento, onde tem muitos pensamentos diferentes, as pessoas querem que você pense como elas. Mas, o Papa viajou muito para ensinar a respeitar o que é diferente”.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Três dias de luto em MS

O governador de Mato Grosso do SulEduardo Riedel (PSDB), declarou luto oficial de três dias no Estado pela morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O decreto está publicado em edição extra do Diário Oficial, publicado na noite de segunda-feira (21).

Assim, a publicação diz: “É declarado luto oficial no Estado de , pelo período de 3 (três) dias, pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco”.

Na manhã de segunda-feira, o governador compartilhou nota lamentando a partida de Francisco.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do Santo Padre, o Papa Francisco. Seu pontificado foi marcado pela humildade, simplicidade e compromisso com as causas sociais”, escreveu o tucano. 

político se junta a outras lideranças que compartilharam a partida do Santo Padre, nascido como Jorge Mario Bergoglio, na Argentina.

“Como primeiro papa latino-americano e jesuíta, deixou um legado de fé, amor ao próximo e busca por uma igreja mais inclusiva. Que seu exemplo continue a nos inspirar a viver os ensinamentos de Cristo”, finalizou Riedel. 

Morte do Papa

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. O anúncio oficial do falecimento foi feito pelo Camerlengo Farrell, da Casa Santa Marta: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

Primeiro latino-americano a chegar ao posto máximo da Igreja Católica, Papa Francisco é apontado pelo Vaticano como um líder evangélico focado nos mais pobres.

O Vaticano divulgou que Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, morreu após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca.

O pontífice argentino morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral. Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Arquidiocese de Campo Grande lamenta morte

Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, lamentou a morte do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, nesta segunda-feira (21).

Nesta manhã, antes de celebrar a missa no Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida, Dom Dimas informou que a catedral se prepara para solenidades em sua memória.

Sobre a proximidade com o líder da Igreja Católica, Dom Dimas destacou o legado de fé e humildade. Contudo, o último contato com o Papa Francisco teria ocorrido há dois anos, em Roma, durante a visita Ad Limina Apostolorum — encontro de bispos católicos diocesanos.

“Particularmente, sempre gostei muito do Papa Francisco. Todos os dias ele estava presente em nossas orações, e pude trabalhar com ele em Aparecida, durante a Conferência de Aparecida, em 2007. Ele ainda era o cardeal Bergoglio, mas foi o chefe de redação daquela conferência, que produziu o chamado Documento de Aparecida, um marco na evangelização da Igreja na América Latina, e, posteriormente, na vice-presidência do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho).”

“A gente se encontrou em Roma; ele foi muito acolhedor. Meu último encontro com ele foi dois anos atrás, por ocasião da visita Ad Limina Apostolorum, dos bispos do Mato Grosso do Sul. Para mim, é uma perda muito grande. Como eu disse, é alguém que eu sempre tive no coração”, afirmou.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

carta montanhista

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Copa Campo Grande de Futebol Amador

Campo Grande prorroga inscrições para a 4° Copa de Futebol Amador

Últimas Notícias

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"

Cotidiano

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Senhas para troca de recicláveis serão distribuídas ao longo da semana nas duas unidades do Projeto Florestinha

Esportes

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Com um formato diferenciado, foi finalizado neste domingo (22) a disputa do Rei e Rainha da Praia, realizado na cidade de Utrecht, na Holanda. As duplas campeãs foram a equipe holandesa Brouwer/Van de Velde e a brasileira Vitória/Hege

Cotidiano

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Semana terá mudança de temperatura com chegada de frente fria