O deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que a tarifa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos não deve afetar a esquerda ou a direita, e sim o próprio ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
“Eu não levaria o caso entre Direita e Esquerda, porque eu acho que, dependendo dos candidatos, pode influenciar muito pouco. Eu acho que só prejudicou o próprio Bolsonaro, porque acabou unindo praticamente o Brasil inteiro em defesa do seu próprio país, e ele ficou do lado dos americanos, achando que poderia beneficiá-lo eleitoralmente. Isso é uma coisa maluca”, disse o deputado.
A decisão do tarifaço do presidente dos Estados Unidos foi anunciada na última quarta-feira (9), passando a valer a partir do dia 1° de agosto, mas dividiu opiniões. Enquanto aliados do governo apontam interferência da família do ex-presidente Jair, a oposição culpa o presidente Lula pela deterioração nas relações com os EUA.
Após uma série de embates e troca de farpas nas redes sociais com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi definida a porcentagem sobre os produtos importados do Brasil. Trump fez o anúncio na rede social Truth Social, onde menciona perseguição do STF (Supremo Tribunal Federal) ao ex-presidente Bolsonaro.
Além disso, o norte-americano diz ainda que as relações comerciais entre o Brasil e os EUA são injustas. Até o momento, Donald Trump já definiu tarifas de ao menos sete países, sendo o Brasil com o maior percentual.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***