Pular para o conteúdo
Política

Após gritar com presidente da Câmara de Dourados, Sargento Prates é acionado na comissão de ética

Parlamentar acusado disse estar tranquilo e que não teve a intenção de ser desrespeitoso com vereador petista, nem com a presidente da Casa de Leis
Marcos Morandi -
Prates corre risco de enfrentar Comissão de Ética (Foto: Reprodução. CMD)

Sargento Prates (PL), vereador estreante no Legislativo de , foi acionado na Comissão de Ética da Câmara de Vereadores. Ele terá que dar explicações por ter gritado contra a presidente da Casa, Liandra Brambilla (), e também contra o colega Elias Ishy (PT). A suposta quebra de decoro parlamentar ocorreu durante a última sessão.

A representação contra Prates foi protocolada pela própria presidente da Câmara, que confirmou ao Jornal Midiamax o procedimento pedindo esclarecimentos a respeito da conduta adotada pelo colega durante uso da tribuna.

“Ele [Prates] pediu um aparte na fala do Elias que não ouviu. Ele insistiu e pedi para agudar. Eu pedi pra ele aguardar. E ele se alterou. E eu pedi pra ele… Calma, vereador. Calma, né? Não precisa gritar.

Segundo Liandra, mesmo após ter conversado com Prates, que explicou ter um problema no ouvido, decidiu entrar com a representação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

“Eu exijo o respeito De todos os parlamentares e não é diferente com ele e om todos os pares. A casa de Leis é um lugar de diálogo e atitude dele naquele dia não condiz com a conduta de um parlamentar”, pontua Liandra.

O outro lado

Procurado pela reportagem do Midiamax para falar sobre a representação encaminhada à Comissão de Ética, Sargento Prates disse estar tranquilo e consciente que não teve a intenção de ser desrespeitoso com vereador petista e muito menos com presidente da Casa de Leis.

“A comissão de ética é um procedimento quase que normal e necessário, condicionada a uma situação de apuração, de averiguação de tudo que acontece no ambiente legislativo. Estou tranquilo quanto a isso.  Tá tudo filmado”, ressalta o vereador.

Prates disse que quando interrompeu Ishy, ele estava com a fala regimentada. “Minha fala não tinha corte, ele não poderia pedir o que ele pediu. Garanta a minha fala vereador! Isso que eu falei E ele continuou em um tom alto lá”.

O parlamentar do PL disse que também conversou a presidente da Câmara sobre o ocorrido. “Ela me disse: Sargento, o senhor não me ofendeu em nenhum momento. Era um debate acalorado. Mas mesmo assim, a gente tem que ter obrigação de fazer algumas coisas. Então, tem que ser apurado na comissão de ética”, justificou Prates.

Rito da representação

O presente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Dourados, vereador Rogério Iury (PSDB), confirmou o recebimento da representação contra Sargento Prates, entretanto, terá que devolver o documento para Mesa Diretora, da qual a denunciante é presidente.

“Essa representação que seguir um rito. Primeiramente é encaminha para a Mesa e depois deve ser repassada à Comissão de Ética. Já devolvi e irei aguarda o vereador Cabral assinar o pedido e só assim, ele irá ser submetido a apreciação da Comissão”, explica Iury.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça decreta prisão preventiva de dupla flagrada com 108 kg de cocaína em Dourados

Irã condena declaração de líderes do G7 e cobra ação da ONU contra Israel

Dourados disponibiliza atendimento digital para mais de 40 serviços

Justiça nega absolvição e marca júri para acusado de matar homem por desacerto de troca de casa em MS

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

Vítimas de tráfico internacional e trabalho escravo em MS serão indenizadas em R$ 912 mil

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai de ‘busão’ no feriado? Confira as alterações nos horários e linhas de Campo Grande

Agetran recomenda que os passageiros fiquem atentos aos horários e planejem suas viagens com antecedência

Transparência

Após denúncia da Câmara, promotoria vai investigar afastamento de servidores em Angélica

Apuração menciona o caso de servidores afastados há mais de dois anos.

Cotidiano

No Corpus Christi, padres vão levar eucaristia a penitenciárias e hospitais de Campo Grande

A arquidiocese pretende aproximar a eucaristia de pessoas privadas de liberdade nessas visitas, que acontecem a partir das 9h desta quinta-feira (19)

Cotidiano

Fim da escada: aeroporto de Campo Grande terá 2° piso e ponte de embarque

A Aena garante o fim das obras nos aeroportos até junho de 2026