Pular para o conteúdo
Política

Após decisão do STF, vereador quer transformar Guarda em Polícia Metropolitana

Sindicato da GCM chegou a propor mudança da nomenclatura na última sexta-feira (21)
Mariane Chianezi -
GCM (Ilustrativa| Natalia Alcântara/Midiamax)

Após o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmar na última semana que os guardas municipais podem realizar policiamento ostensivo em vias públicas, a nomenclatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) poderá mudar para Polícia Metropolitana em .

Isso porque o vereador André Salineiro (PL) quer alteração na lei para que a GCM passe a ser Polícia Metropolitana. Conforme a assessoria de comunicação do vereador, o projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal assim que o STF considerou constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas atuem em ações de segurança urbana, inclusive policiamento ostensivo comunitário. 

“Sempre digo que a guarda metropolitana é uma excelente ferramenta para que um prefeito bem-intencionado possa mudar a realidade da segurança da sua cidade, sem depender exclusivamente das decisões do governo federal ou estadual”, disse Salineiro. 

O vereador destaca ainda que no ordenamento jurídico do Brasil, não existe qualquer vedação ao uso do termo “polícia” pelas guardas municipais instituídas pelos entes municipais.

O projeto de lei que será anunciado na sessão de terça-feira (25) deve aguardar os pareceres da Procuradoria-Geral da Câmara Municipal, da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) e de outras comissões pertinentes, como a de Segurança Pública.

Polícia Metropolitana

Na sexta-feira (21), o Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande apresentou uma minuta que propõe a alteração da nomenclatura da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal de Campo Grande.

Conforme o presidente do Sindicato, Hudson Pereira Bonfim, a proposta busca conferir ostensividade ao serviço de Segurança Pública Municipal.

“Percorremos em rondas todas a regiões da nossa Capital, e assim, ostentar a denominação de Polícia Municipal irá conferir sem dúvida maior sensação de segurança, além do que não se discute mais o Poder de Polícia da GCM a partir de uma simples informação que ostentar em nossos uniformes, insígnias, brasão e layout”, afirma.

Proposta em 2018 mudou nome da GCM para Polícia Municipal

Em 2018, uma emenda à Lei Orgânica Municipal aprovada em segunda votação na Câmara dos Vereadores de Campo Grande, que propôs mudar a nomenclatura da GCM para Polícia Municipal, chegou a ser aprovada na Câmara Municipal.

Na época, a emenda modificou a redação do inciso IV do art. 8º e a redação da subseção II, do caput do artigo 81 e seus respectivos parágrafos, da Lei Orgânica do Município.

O projeto, foi aprovado por unanimidade na Câmara da Capital, e garantiu a mudança na nomenclatura para Polícia Municipal. A proposta foi apresentada pelo então vereador Enfermeiro Fritz (PSD) e subscrito por outros 17 parlamentares na época.

Em 2019, poucos meses após a alteração na lei, a AME-MS (Associação dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul), ingressou com ação que derrubou proposta. A Câmara foi notificada posteriormente.

Em 2020, o (Tribunal de Justiça de ) declarou a inconstitucionalidade da emenda à Lei Orgânica do Município de Campo Grande, que passou a chamar a Guarda Civil Metropolitana de Polícia Municipal, bem como atribuiu atividades de policiamento repressivo e ostensivo, que são atípicas às suas funções e de responsabilidade da Polícia Militar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Apostas das loterias da Caixa ficam mais caras a partir desta quinta-feira

‘Lua do veado’ aparece nesta quinta; entenda o nome e saiba qual melhor horário para observar

Blindspot: policial repassava informações a líder de quadrilha sobre detento com dívida de R$ 300 mil

Produtor rural é assassinado a tiros após discussão em fazenda no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Só prisão é capaz de ‘parar’ Claudinho Serra, dizem desembargadores ao negar HC

‘Coach’ acusou pai de assediar namoradas antes de matar idoso a facadas em Campo Grande 

Articular nomeação de aliados e ameaçar delator: Justiça mantém ‘Frescura’ preso por corrupção

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Escola municipal de Campo Grande organiza arraiá inspirado em literatura de cordel

Cenário da festa foi todo inspirado em xilogravuras

Mundo

Zelensky afirma que há diálogo positivo com Trump para a aquisição de sistemas Patriot

Ucraniano disse ainda que o país fez um pedido de 10 sistemas e um volume "apropriado" de mísseis para alimentá-los

Polícia

Réu que invadiu casa e estuprou idosa é condenado a 30 anos em MS

Crime aconteceu em setembro do ano passado e a condenação foi divulgada pelo MPMS na quarta-feira (9)

Polícia

Galpão utilizado para ‘esfriar’ mercadorias estrangeiras é descoberto pela Polícia Federal na Capital

Cinco pessoas foram presas, além de três veículos e diversas mercadorias apreendidas