Pular para o conteúdo
Política

Acidente que matou dois na BR-262 aconteceu por falta de fiscalização do Dnit, denuncia deputado

Outra vítima do acidente, menina de 6 anos ainda luta pela vida e precisou amputar a perna
Fábio Oruê, Renata Volpe -
alems dnit
Deputado Paulo Duarte (Luciana Nassar, Alems)

A discussão sobre o acidente que matou uma médica e um idoso, além de culminar na amputação da perna de uma menina de 6 anos, na BR-262, no último domingo (15), chegou até a (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e rendeu denúncia no plenário.

Nesta terça-feira (17), durante a sessão, o deputado Paulo Duarte (PSB) afirmou que o acidente entre o ônibus intermunicipal e um caminhão de minério de ferro se tratava de uma “tragédia anunciada”. O parlamentar criticou a falta de manutenção e fiscalização na BR-262 pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão federal responsável pela rodovia.

Visitante mensal da região, Duarte diz que conhece bem os problemas e que trecho próximo a foi construído em cima de um aterro — ou seja, impróprio para o tráfego de veículos pesados, como o envolvido no acidente.

“Caminhões pesados trafegam do jeito que querem; não tem balança e tragédias como essa acontecem quase sempre”, afirma.

O parlamentar ainda citou a falta de balança, usada para medir o peso de veículos de grande porte e proteger a infraestrutura das estradas. Paulo disse que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), assim como o Dnit, estão “sucateados e falidos”.

Para o deputado, a Alems precisa elaborar um documento cobrando maior fiscalização do Governo Federal, instalação de balança para as carretas e caminhões, além de placas de sinalização. “O governo precisa ser menos e mais Brasil”, finaliza.

acidente
Acidente mobilizou equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros neste domingo. (Reprodução: PRF)

Barra de ferro matou dois passageiros

O ônibus trafegava pela rodovia, no sentido Campo Grande a Corumbá, quando teria ocupado a faixa contrária. Em seguida, o veículo bateu contra um caminhão, que seguia no sentido oposto da BR-262. Após a batida, uma barra de ferro do caminhão se desprendeu e atingiu os passageiros das três primeiras fileiras do veículo de viagens.

Devido ao acidente, a médica Andrezza das Neves Felski, de 27 anos, e o idoso Marcelino Florentino Filho, de 84, faleceram no local. A criança, que ficou gravemente ferida, foi transferida em um helicóptero em vaga zero para Campo Grande. A medida foi necessária em razão de um ferro estar transpassando região próxima ao abdômen da criança.

A equipe da 1ª DP (Delegacia de Polícia Civil) de Corumbá foi ao local e passou a investigar os fatos. Os motoristas do caminhão e do ônibus prestaram depoimento na delegacia e a polícia também analisou imagens de câmeras de segurança.

Durante a análise, ficou comprovado que o motorista do ônibus invadiu a contramão de direção e bateu de frente com o caminhão. Diante disso, ele foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal culposa, ambos previstos no Código de Trânsito Brasileiro, em concurso formal, considerando que o fato ocorreu no exercício da atividade profissional de transporte de passageiros.

A menina de 6 anos socorrida com um helicóptero após o acidente teve de amputar a perna direita. O pai da menina, Yuri Polastri, contou ao Jornal Midiamax, na manhã desta terça-feira (17), que a filha está lutando pela vida.

acidente
Acidente mobilizou Bombeiros, Polícia Civil, PRF e até a aeronave Harpia 03 da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp. (Foto: Reprodução, Polícia Civil)

“Estou vivendo um pesadelo, mas tirando forças para lutar por ela”, disse. A menina passou por cirurgia nesta segunda (16) e está sedada, em coma induzido.

“O médico cardiovascular e a anestesista nos informaram que ela está tomando medicação para manter a pressão devido aos ferimentos e à perda da perna direita, e que perdeu bastante sangue durante o procedimento. O quadro está instável no momento e as próximas 48 horas serão cruciais”, disse o pai da criança.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação