O PSDB passou o número de cadeiras do PP na Câmara dos vereadores de Campo Grande. A competição entre as duas siglas está acirrada durante o período da janela partidária, mas por enquanto, o partido tucano está com um número maior de parlamentares na Casa de Leis da Capital.
Até o momento, o PSDB conta com sete cadeiras na Câmara enquanto o PP, partido da Prefeita Adriane Lopes tem cinco. Professor Juari e Claudinho Serra já eram do PSDB e não pretendem mudar de sigla para disputar as eleições de 2024.O vereador Papy, que era presidente estadual do Solidariedade, deixou a sigla e se filiou ao PSDB. Zé da Farmácia também migrou do Podemos para o partido tucano.
William Maksoud, que era ‘ex- PTB’ se filiou ao PSDB na última semana. Silvio Pitu que integrava o PSD também deve ir para o sigla tucana. Victor Rocha saiu do partido da prefeita, o PP e disputa as eleições pelo PSDB.Na manhã da última segunda-feira (11), com a presença da presidente nacional do Progressistas, Tereza Cristina, aconteceu um ato de filiação e quatro vereadores da Câmara de Campo Grande foram filiados à sigla.
Até o momento, o PP conta com cinco cadeiras na Câmara, já que João Rocha deixou o cargo de secretário de governo da prefeitura e retornou para a Casa de Leis para disputar as eleições municipais.
Janela partidária
A cada ano eleitoral ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito.O prazo começou no dia 7 de março e segue 5 de abril. Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente.
Até lá, os parlamentares negociam com os partidos essas mudanças, em busca de maior vantagem no pleito, viabilidade eleitoral e apoio financeiro.