PSDB denuncia PL por propaganda antecipada em Caarapó e tem pedido negado

Denúncia menciona vídeo nas redes sociais e entrevista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Maria Lurdes Portugal, e Alessandro Paulino De Souza ao lado de representantes do PL (Reprodução)

O PSDB recorreu à Justiça Eleitoral para barrar propaganda partidária de pré-candidata à prefeitura da cidade de Caarapó, distante a 274 quilômetros de Campo Grande, pelo PL. O pedido foi indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul.

A denúncia foi embasada com a justificativa de propaganda eleitoral antecipada, com pedido de liminar, apresentada contra a professora que concorre à cadeira do Executivo Municipal, Maria Lurdes Portugal, e Alessandro Paulino De Souza.

As acusações mencionam vídeo gravado no dia 15/07/2024, ocasião em que Maria Lurdes anunciou sua pré-candidatura nas redes sociais ao lado do tenente Portela e referente ao dia 24 de julho de 2024, quando participou de entrevista em uma rádio.

A sigla alegou que a pré-candidata utilizou linguagem com a finalidade de pedir, diretamente o voto do eleitor, “não com as palavras de maneira direta, mas sempre através das chamadas palavras mágicas, de forma indireta, que a população do município da Caarapó, em outubro, vote em Lurdes e Alessandro Paulino, caracterizando assim propaganda eleitoral antecipada e o pedido de voto na pré-campanha”.

No entanto, o Ministério Público Eleitoral julgou improcedente a representação. A matéria foi feita com base em documento oficial. A equipe de reportagem do Midiamax acionou o Partido da Social Democracia Brasileira para falar sobre o assunto, bem como o Partido Liberal, mas não obteve respostas até o fechamento dessa matéria. Contudo, o material segue passivo para alteração em caso de manifestação.

Apesar da aliança do PSDB com o PL para a prefeitura de Campo Grande, no interior, o PL tem lançado candidatura própria para o executivo municipal, inclusive com aval do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Conteúdos relacionados

eleições de 2024
tre-ms novo