Prefeito do PSDB toma decisão ilegal ao criar feriadão com antecipação de data nacional
Decisão infringe lei, segundo advogado
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Iguatemi – distante 412 km de Campo Grande, decidiu antecipar o feriado de 20 de novembro para o dia 14 e emendar quatro dias nesta semana. Porém, ao decretar a mudança, o prefeito Lídio Ledesma do PSDB infringiu a legislação.
Com a mudança, Iguatemi está tendo um feriadão, visto que nesta quinta-feira (14) não trabalham devido à antecipação e na sexta-feira (15) é feriado nacional de Proclamação da República. O advogado Antonio Carlos Rossi de Melo explica que a alteração de feriado nacional por meio de ato do Poder Executivo municipal fere o princípio da legalidade.
“Eis que, não havendo conflito de competência legislativa, a lei federal prevalece sobre os atos normativos municipais. Além disso, no direito público, o que não é expressamente permitido, é proibido. Assim, não existe previsão legal para que Prefeito altere a data de feriado nacional, sendo também ilegal a medida por este motivo”, explica o advogado consultado pelo Jornal Midiamax.
A decisão municipal foi publicada nas redes sociais oficiais da prefeitura de Iguatemi às 18h08 de quarta-feira (13), com anexo o decreto n° 2.360/2024, que antecipa para o dia 14 de novembro, o feriado nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro.
Questionado pelo Jornal Midiamax, o prefeito Lídio Ledesma do PSDB disse que “várias cidades fizeram isso” e que na “segunda-feira vão trabalhar normalmente”.
Prefeito reeleito em Iguatemi
Lidio Ledesma (PSDB) foi reeleito com 4.865 votos em Iguatemi, correspondendo a 61,81% dos votos nas Eleições de 2024. Na chapa, a vice-prefeita eleita é Dra. Patricia.
Lídio Ledesma é médico, casado e tem 73 anos. Natural de Iguatemi, ele integra a coligação Experiência que Transforma, formada pelo Republicanos, PP, PDT, Podemos, PSD, União Brasil e Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania).
Lídio Ledesma é médico, casado e tem 73 anos. Natural de Iguatemi, ele integra a coligação Experiência que Transforma, formada pelo Republicanos, PP, PDT, Podemos, PSD, União Brasil e Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania).
Lídio já foi prefeito de Iguatemi entre 2005 e 2008, tentou novamente no pleito de 2012, mas foi considerado inapto. Em 2020, se elegeu novamente à prefeitura.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Em reunião de portas fechadas, Aliançados bate o martelo, fecha unidades e decide individualizar administração
Denúncia foi feita por ex-membro da comunidade à reportagem do Jornal Midiamax
UFMS abre seleção para transferências, refugiados e portadores de diploma
Instituição de ensino superior possui vagas não preenchidas para ingresso no primeiro semestre de 2025
VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Testemunhas relataram que motociclista teria batido em retrovisor de veículo momentos antes
Key Alves leva golpe nos EUA e faz desabafo nas redes sociais
A ex-BBB aproveitou o desabafo para fazer um alerta aos seguidores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.