Prefeito de Ivinhema cancela festa após MPMS abrir investigação e culpa “oposição suja”
Em vídeo, Juliano ferro admitiu que advogados orientaram cancelamento após denúncia de irregularidades, mas não explicou o que havia de errado
Karine Alencar –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB) decidiu cancelar a Festa do Peão do município após instaurações de inquéritos do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que investigam a conduta do chefe do Executivo Municipal por autopromoção em eventos na cidade. Sem explicar o que havia de errado com o evento para decidir pelo cancelamento, o prefeito anunciou o fim da festa em vídeo postado nas redes sociais.
Para justificar o cancelamento, Ferro culpou a “oposição suja”, que denunciou a situação às autoridades. ”A oposição de Ivinhema fez uma denúncia sobre a festa do Peão. A gente consultou nosso jurídico e devido a essa denúncia, fomos orientados a cancelar a festa. Venho aqui pedir perdão aos nossos comerciantes, barraqueiros e hoteleiros, pedir perdão ao estrago que nossa oposição faz, não a mim, mas à administração e aos nossos comerciantes”, disparou.
Questionado pela equipe de reportagem do Mídiamax sobre os motivos do cancelamento, Ferro afirma que não há irregularidades ou autopromoção. “Decidimos cancelar devido à denúncia da oposição política e aproximação do pleito, queremos ter consciência de que não vamos deixar nenhuma situação desconfortável associada à nossa imagem”, alegou.
Apesar de falar sobre eventuais prejuízos em vídeo publicado em suas redes sociais, o gestor relatou que a administração ainda não havia efetuado os pagamentos dos fornecedores. Como de costume, a festividade será feita em novembro. O prefeito alertou que responderá à ação.
Vale ressaltar que o prefeito é atuante nas redes sociais e possui milhares de seguidores em seus perfis.
Investigações
Nesta semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou dois inquéritos que apuram a conduta do prefeito Juliano Ferro (PSDB), de Ivinhema, cidade distante 292 quilômetros de Campo Grande. Uma das apurações é a autopromoção do chefe do Executivo durante eventos da cidade.
Conforme o inquérito, denúncia foi feita para a 1ª Promotoria de Ivinhema, relatando que em todos os eventos realizados pela Prefeitura de Ivinhema, com dinheiro público, houve exposição “excessiva e pessoalizada do prefeito”.
Ainda segundo o MPMS, o ato vai contra o artigo 37 da Carta Magna, que diz: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
Isso, porque conforme o inquérito a participação de Ferro nos eventos festivos e comemorativos foi ‘muito além’, “ocasiões em que agiu o gestor como se fosse ‘parte do show’, aproveitando-se do ato para subir ao palco ladear celebridades, cantar, dançar e interagir de várias maneiras com artistas e público, com o nítido propósito de promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos”, diz a peça.
Também de acordo com o MPMS, houve maior repercussão porque o prefeito divulga os vídeos das participações nos eventos nas redes sociais. O fato está em investigação, bem como supostas ilegalidades nos processos de inexigibilidade de licitação para contratação de artistas pelo Município de Ivinhema/MS nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.
Por isso, foi oficiada a Secretaria de Finanças para encaminhar a relação dos valores desembolsados pelo município para as festas de peão de 2021, 2022, 2023 e 2024.
Notícias mais lidas agora
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
- Christian nega agressão que matou Sophia durante banho: ‘Stephanie que deu banho nela’
- ‘Ela não matou’: Defesa vai tentar absolvição de mãe de Sophia pela morte da menina
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
Últimas Notícias
De Mato Grosso do Sul, Ana Castela é a terceira artista mais ouvida do Brasil
Cantora é a única mulher no ranking de artistas mais ouvidos do Spotify
Acidente com caminhão de lixo em Jaraguari vai parar na Justiça após prefeito dizer que pagaria os danos
Acidente aconteceu há mais de um mês e ainda não foi resolvido. Falta de documentação seria o motivo para a demora
Ribas do Rio Pardo vive contraste entre novas oportunidades e problemas do desenvolvimento
Cidade vive um crescimento acelerado desde a instalação da fábrica, mas os moradores apontam desafios com a violência e o aumento do custo de vida
Três Lagoas firma contrato com empresa de materiais médicos com valor superior a R$ 992 mil
O contrato entre a Prefeitura de Três Lagoas e a Molimed Hospitalar terá a validade de 12 meses
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.