Pular para o conteúdo
Política

‘Pauta permanente’: ministra Cida Gonçalves participa de audiência sobre igualdade salarial

Lei que estabelece a obrigatoriedade de equiparação salarial entre homens e mulheres foi tema de discussão na Câmara de Campo Grande
Mariane Chianezi, Thalya Godoy -
Ministra Cida Gonçalves vem a MS após comitiva do ministério iniciar investigação a respeito do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A titular do Ministério das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a Cida Gonçalves, participou de audiência pública nesta sexta-feira (12) na Câmara Municipal. Junto a outras autoridades, a ministra debateu sobre igualdade de gênero nos ambientes de trabalho.

Diante da Lei 14.611/23 que determina igualdade salarial, a ministra disse que mais de 300 empresas e duas confederações entraram no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei.

“Se queremos democracia, a igualdade é o início. Há coisas que atrapalham as mulheres no mercado de trabalho, normalmente não são colocadas em cargos de liderança. Outra grande questão que precisamos fazer o debate é sobre igualdade, porque não é só lei, precisamos garantir que as mulheres vão para o mercado de trabalho e fiquem. Precisamos de uma política de cuidado”, afirmou.

A chefe do Ministério das Mulheres disse que outro fator que pode acarretar a desigualdade no mercado de trabalho é a questão do trabalho em casa. “A questão das divisões dentro de casa, não terá igualdade salarial entre homens e mulheres se continuarmos responsáveis pelo trabalho em casa”, afirmou.

Ela também pontuou sobre mudanças estruturais na sociedade com maior inclusão de mulheres, da comunidade LGBTQIAPN+, negros e indígenas. Por fim, ela disse que o cumprimento da legislação precisa ser constantemente debatida. “A igualdade salarial precisa estar nas negociações coletivas de trabalho. Precisa ser uma pauta permanente de todos os sindicatos do país”, pontuou.

A vereadora, Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, disse que o tema da audiência é um assunto que precisa ser constantemente debatido e que é uma questão de direitos humanos. “Esse tema deve ser amplamente debatido em todos os espaços que podemos ter”, disse.

Presente na discussão, João Marcelo Balsanelli, presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), pontuou que o tribunal, atualmente, é o único do país que não há mulheres. Ela explicou que as desembargadoras que antes somavam no TRT se aposentaram e que agora o conselho nacional estabeleceu paridade de gênero para que novas mulheres sejam eleitas.

Estavam presentes empresários, representante de movimentos sindicais, do Ministério do Trabalho, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e Defensoria Pública. Também participaram a deputada estadual Gleice Jane (PT), a deputada federal Camila Jara (PT) e a deputada federal por Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL).

Lei de igualdade salarial

A Lei de Igualdade Salarial (14.611/2023) estabelece a obrigatoriedade de equiparação salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função, na mesma empresa. Essa lei visa combater a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho e promover a equidade salarial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa

Mulher é encontrada caída em banheiro com diversos ferimentos em Campo Grande

Operação Lei Seca aborda 690 veículos e aplica 77 notificações em Campo Grande

Homem é internado na Santa Casa após ser agredido por desconhecido em bar de MS

Náutico e Operário entram em campo para decisão do Estadual Sub-13

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Aparição de Hailey sem aliança reforça rumores sobre divórcio de Justin Bieber

Últimas Notícias

Brasil

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Região do acidente é conhecida como Capadócia Brasileira

Polícia

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

A ação foi realizada por equipe da Força Tática e BPMRV

Cotidiano

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Vazamento de dados pode ter atingido mais de 16 bilhões de senhas

Mundo

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

A operação deve ser retomada no domingo pela manhã (22)