MS poderá criar Passaporte Equestre para regular trânsito de cavalos em eventos
A proposta visa simplificar e organizar o transporte de cavalos utilizados em rodeios, festas de laço, apresentações culturais, turismo e outras atividades
Schimene Weber –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul pode ganhar uma nova ferramenta para regular o trânsito de equinos em eventos culturais e desportivos.
A proposta visa simplificar e organizar o transporte de cavalos utilizados em rodeios, festas de laço, apresentações culturais, turismo e outras atividades, substituindo a tradicional Guia de Transporte Animal (GTA) e outros documentos fiscais e sanitários, quando o deslocamento for voltado para essas finalidades. O Passaporte Equestre, segundo o projeto, será um documento único de controle para facilitar o trânsito dos animais nessas circunstâncias.
Na justificativa da proposta, o deputado Marcio Fernandes destaca a importância das práticas culturais e desportivas, como rodeios e festas de laço, para a história e identidade do estado de Mato Grosso do Sul. “O transporte de equinos é uma prática comum nesses eventos, e a modernização e regulamentação são necessárias para garantir a continuidade e o incentivo às tradições sul-mato-grossenses”, afirma o parlamentar.
O projeto ainda passará por análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia. Caso o parecer seja favorável, o texto seguirá para as comissões de mérito e, posteriormente, para votação em plenário. O Passaporte Equestre tem o objetivo de facilitar a logística dos eventos, ao mesmo tempo em que mantém o controle sanitário e de transporte dos animais, sem as complicações dos documentos tradicionais.
Se aprovado, a medida deve agilizar e tornar mais eficiente o processo de transporte de equinos, atendendo às necessidades de produtores rurais, organizadores de eventos e autoridades sanitárias, além de contribuir para a preservação das tradições culturais do estado.
O Passaporte Equestre para Eventos Culturais e Desportivos, previsto no Projeto de Lei 278/2024, foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS) nesta quinta-feira (28) pelo deputado Marcio Fernandes (MDB).
Notícias mais lidas agora
- Policial militar da reserva em surto mobiliza equipes por mais de 11 horas
- De alçapão voando a elevador emperrado: relembre perrengues enfrentados por usuários do transporte coletivo em 2024
- Consórcio Guaicurus ‘afugentou’ 14 mil passageiros e tirou 35 ônibus das ruas de Campo Grande
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
Últimas Notícias
Com vagas de estágio e para PCDs, Funtrab oferta 761 oportunidades nesta quarta-feira
As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade
Novas nomeações trazem terceiro ex-vereador na Secretaria de Articulação Regional
Alex Melo, conhecido antigamente como “Alex do PT”, ganhou cargo na nova pasta como outros dois ex-vereadores; prefeita também definiu adjunta da SAS e outros cargos
Acusado de ferir homem com facão em bar se apresenta à polícia e diz que foi provocado
Vítima segue internada no Hospital da Vida
Governo de MS autoriza concurso público com 400 vagas para polícia judiciária
As vagas serão divididas em dois cargos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.