Movimentação de servidores e policiais para evento gera especulações em Campo Grande
Evento que reunirá presidentes de todos os tribunais brasileiros para discutir metas nacionais terá a presença do ministro Barroso
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais de um mês após operação que afastou desembargadores suspeitos de venderem sentenças em Mato Grosso do Sul, a movimentação do judiciário para a 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário chamou atenção na manhã desta segunda-feira (2).
O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barroso, está em Campo Grande para evento e movimentação da Polícia Federal nas ruas e no Aeroporto de Campo Grande gerou especulações.
O evento na Capital de MS reunirá presidentes de todos os tribunais brasileiros para discutir e aprovar as metas nacionais que vão direcionar o trabalho do judiciário ao longo de 2025. O encontro acontece 38 dias após a operação que mirou cinco desembargadores, afastados do cargo desde então. Os desembargadores seguem com uso de tornozeleira eletrônica.
Após afastamento de desembargadores, TJMS convoca juízes
Após o afastamento de desembargadores, o TJMS convocou quatro juízes da comarca de Campo Grande para atuarem junto aos órgãos julgadores. A convocação acontece após o afastamento do atual presidente, Sérgio Fernandes Martins, e o eleito para comandar o Tribunal a partir do ano que vem, Sideni Soncini Pimentel.
Conforme o TJMS, por critério de merecimento, foram escolhidos em votação aberta os juízes Alexandre Corrêa Leite e Cíntia Xavier Letteriello. Já pelo critério de antiguidade, foram convocados os juízes Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli e Wagner Mansur Saad para atuarem no 2º grau de jurisdição, conforme publicado no Diário da Justiça de segunda-feira, dia 28 de outubro.
A juíza Sandra Artioli atuará junto à 4ª Câmara Cível, 4ª Seção Cível e Seção Especial Cível. O juiz Wagner Mansur Saad foi designado para compor a 4ª Câmara Cível e a 2ª Seção Cível.
O juiz Alexandre Corrêa Leite foi designado para compor a 1ª Câmara Cível e a 1ª Seção Cível. A juíza Cíntia Xavier Letteriello atuará junto à 4ª Câmara Cível, 4ª Seção Cível e Seção Especial Cível.
STJ afasta cinco desembargadores e um conselheiro
A PF deflagrou a Operação ‘Ultima Ratio’, no dia 24 de outubro, para cumprir 44 mandados de busca e apreensão. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Francisco Falcão, expediu as ordens.
No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e determinou o uso de tornozeleira eletrônica.
Foram afastados dos cargos: o presidente do TJ, Sérgio Fernandes Martins, os desembargadores Vladmir Abreu, Sideni Pimentel (eleito para comandar o TJ a partir de 2025), Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues. Além deles, o ministro também determinou afastamento do conselheiro Osmar Jeronymo.
A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da operação ‘Mineração de Ouro’, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Quem se inscreveu no Sisu pode se candidatar ao Prouni? Entenda critérios para concorrer à bolsa
1ª chamada do Sisu será divulgada neste domingo
Homem é morto a tiros após discussão com o vizinho em Coxim
Vítima e suspeito já tiveram desentendimentos anteriormente devido ao volume do som, segundo testemunhas
Réu por matar ‘Adrianinho’ em frente a supermercado é condenado a 6 anos de prisão em regime semiaberto
O acusado passou por júri popular nesta quinta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.