João Henrique lê em inglês na Alems moção de apoio que encaminhará a Trump: ‘order and respect’

Deputado trocou farpas com colega petista após dizer que Kamala Harris era a candidata da esquerda

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
deputado
Deputado João Henrique Catan (PL) | Foto: Luciana Nassar/Alems

O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump deverá receber em seu endereço uma moção de apoio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (6). O autor da moção, deputado João Henrique (PL), leu trecho em inglês aos colegas da sessão.

“Vou traduzir, se meu inglês ainda estiver em dia”, comentou o parlamentar, que leu a moção direcionada a Trump. Em trecho lido, Catan fala em ‘ordem e respeito’ além de liberdade.

“A reeleição do Presidente Donald Trump significa um grande avanço para Direita Mundial, que o tem como líder supremo e exemplo para garantia da ordem, do respeito e da liberdade no mundo”, disse.

O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), elogiou o deputado bilíngue e disse que quem vence é a democracia. “A democracia prevalece no mundo todo”, disse.

Uma discussão se iniciou, após João Henrique dizer que a democrata Kamala Harris seria de esquerda, enquanto Trump, vencedor das eleições, de direita. Gleice Jane (PT) disse que Harris não é uma política de esquerda e foi rebatida pelo deputado, que afirmou que a democrata defende o aborto.

Após a leitura de trecho da moção em inglês do colega, Gleice Jane disse que a discussão seguia no idioma local. “Vou falar em português mesmo, porque estamos no Brasil. A democracia é importante”, disse.

Trump é eleito presidente nos EUA

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, retornará à Casa Branca após quatro anos. Presidente dos Estados Unidos entre 2017 a 2021, agora, retorna para comandar o país norte-americano. Trump é considerado o vencedor das eleições, conforme a projeção da Associated Press, após ultrapassar 270 delegados, marca inalcançável pela adversária Kamala Harris.

Conforme divulgado pelo g1, a vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 (Brasília) desta quarta-feira após o republicano vencer no estado de Wisconsin. A vitória repercutiu no mundo e autoridades e lideranças já o parabenizaram.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.

Durante a madrugada, antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele falou sobre imigração ilegal, disse que o seu slogan será “promessas feitas serão cumpridas” e pregou a união entre todos os americanos.

A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas é historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. Macron, Netanyahu, Milei e Giorgia Meloni cumprimentaram o norte-americano.

Conteúdos relacionados

claudinho corrupção
mpms