Instituições firmam compromisso para combater assédio eleitoral durante as eleições de 2024
Foi assinada uma Carta Aberta entre o MPMS, MPT-MS e a PRE, reafirmando o compromisso
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS) participou, nesta sexta-feira (28), do Encontro de Direito Eleitoral organizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais. O evento ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, reunindo membros designados para as Eleições 2024 em todo o estado.
A solenidade foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, com a presença da procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, e do procurador regional eleitoral de Mato Grosso do Sul, Luiz Gustavo Mantovani.
O encontro enfatizou a importância da cooperação entre as instituições para combater práticas abusivas que ameacem a liberdade de voto.
“O MPT-MS está vigilante e atuante para garantir que todos os trabalhadores possam exercer seu direito ao voto de maneira livre e sem qualquer tipo de coação ou assédio”, afirmou Arosio.
Segundo ela, a assinatura da Carta Aberta entre as instituições é um passo decisivo para combater o assédio eleitoral e assegurar um ambiente de trabalho digno e respeitoso.
“Estamos dedicados a investigar, denunciar e punir qualquer prática que atente contra a liberdade e a integridade do processo eleitoral, com o intuito de fortalecer, assim, os princípios democráticos que sustentam nossa sociedade”, completou.
Durante o evento, foi assinada uma Carta Aberta entre o MPMS, MPT-MS e a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), reafirmando o compromisso com a defesa da democracia e da liberdade de voto. A carta abordou temas como prevenção e punição de irregularidades eleitorais, investigação e denúncia de crimes, combate a discursos de ódio e proteção dos direitos fundamentais.
Após a assinatura da carta, os participantes assistiram à palestra da coordenadora nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT, Danielle Olivares Corrêa, sobre “Assédio Eleitoral no Ambiente do Trabalho e suas Consequências”, abordando as complexidades e implicações legais desse tipo de assédio.
Notícias mais lidas agora
- Dupla invade casa e tenta matar morador na frente da filha de 6 anos em Campo Grande
- STF nega mais uma tentativa de Waldir Neves para voltar ao TCE-MS e mantém tornozeleira
- ‘R$ 290 mil é café’: lobista ironiza com advogado de MS sobre valor para comprar sentença no STJ
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
Últimas Notícias
Bombeiros em formação passam por capacitação na Defensoria de MS
Capacitação é para servidoras e servidores militares
Botafogo-SP arranca vitória de 1 a 0 sobre o Brusque na Série B
Já o Quadricolor permanece dentro do Z4
Polícia cumpre mandado de prisão por roubo em Ribas do Rio Pardo
Cumprimento a um mandado de prisão relacionado ao crime de roubo
Vizeu é expulso por chutar rosto de rival, Inter derrota o Criciúma e é o 4º do Brasileirão
A vitória levou o Inter ao quarto lugar, com 56 pontos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.