Pular para o conteúdo
Política

Governo de MS propõe alterações na Lei de Habitação para novo empreendimento em Dourados

O PL está centrado na possibilidade de realização de um novo empreendimento habitacional por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida
Schimene Weber -
Habitações populares poderão aderir à regularização fundiária
Projeto visa criação de empreendimento habitacional no "Bairro Izidro Pedrozo", no Município de Dourados (Arquivo, Midiamax)

O Governo do Estado de enviou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que visa promover alterações na Lei nº 5.143, de 2017, com o objetivo de viabilizar um novo procedimento de Chamamento Público para selecionar uma OSC (Organização da Sociedade Civil) para a construção de um empreendimento habitacional no bairro Izidro Pedrozo, em , no âmbito do Programa Minha, Casa Minha Vida.

Mudanças na Legislação para adequação do procedimento

A proposta de alteração, amparada no artigo 67 da Constituição Estadual, visa corrigir e atualizar dispositivos da Lei nº 5.143, especialmente no que tange à destinação de áreas para empreendimentos habitacionais. Segundo a justificativa apresentada pelo governo, a revogação do artigo 1º da referida lei e a inclusão de um novo artigo 1º-A se tornam necessárias devido a alterações na matrícula das áreas envolvidas no projeto, que foram remembradas, gerando uma nova matrícula.

As matrículas anteriores, que incluíam os números 134.734, 134.735, 134.736, 135.269, 135.270 e 54.160, foram reorganizadas, criando uma nova matrícula, sob o número 138.197. Para que a /MS (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul) possa dar continuidade ao processo de seleção da OSC e formalizar a parceria para a execução do projeto habitacional, é imprescindível a atualização da legislação estadual, o que inclui a adequação da matrícula da área remembrada, do prazo de destinação do imóvel e das cláusulas de reversão.

Objetivo: Novo empreendimento habitacional em Dourados

O PL está centrado na possibilidade de realização de um novo empreendimento habitacional no Bairro Izidro Pedrozo, em Dourados, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. A Agehab/MS, responsável pela implementação de políticas habitacionais no estado, busca com a alteração da Lei nº 5.143 a reabertura de um processo de Chamamento Público para selecionar uma OSC que se encarregue da produção do empreendimento, que terá como principal objetivo garantir a construção de moradias para famílias de baixa renda.

Com as mudanças propostas, espera-se que o processo de parceria com a sociedade civil seja agilizado e mais eficiente, garantindo a execução do projeto habitacional que atenderá uma importante demanda da população local. A mudança na matrícula da área e a revisão do prazo de destinação do imóvel são medidas necessárias para garantir a legalidade e a continuidade do processo, considerando as alterações cadastrais ocorridas na região.

Tramitação urgente

Em sua solicitação, o governo estadual requer que o projeto de lei seja tramitação em regime de urgência, justificada pela necessidade de dar continuidade ao processo habitacional sem maiores atrasos, especialmente em um momento em que a demanda por moradias populares é crescente em Dourados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados