Executivo propõe projeto com critérios para a caracterização de contribuinte como devedor contumaz
O objetivo da matéria é dotar o Estado de um instrumento legal que defina o devedor contumaz, no âmbito das obrigações tributárias
Schimene Weber –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Poder Executivo protocolou, nesta quarta-feira (04), o Projeto de Lei n.º 283/2024, que define critérios para a caracterização de contribuinte como devedor contumaz. Conforme o texto, o objetivo da matéria é dotar o Estado de Mato Grosso do Sul de um instrumento legal que defina esse critério, no âmbito das obrigações tributárias, e estabeleça as medidas fiscais a ele aplicáveis.
A classificação de “devedor contumaz” possui foco na inadimplência tributária, especialmente em relação ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).
A proposta em questão responde a uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2019. Na ocasião, o tribunal considerou que o contribuinte que, com dolo e de forma recorrente, deixa de pagar o ICMS, pode ser responsabilizado penalmente, enquadrando-se no tipo penal da apropriação indébita.
O projeto busca, com base nesse entendimento, criar um mecanismo legal mais robusto para enfrentar a sonegação e a inadimplência deliberada no estado, estabelecendo medidas fiscais severas para aqueles que praticam a “concorrência desleal” por não cumprirem suas obrigações tributárias, prejudicando, assim, os contribuintes que pagam seus tributos regularmente.
Critérios para a caracterização de devedor contumaz
O PL define como devedor contumaz o contribuinte que, no período de 12 meses, deixe de recolher o ICMS devido, por um ou mais estabelecimentos, em valores superiores a 20.000 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). A inadimplência, para ser caracterizada como contumaz, deve se estender por seis meses consecutivos ou não dentro desse período de 12 meses.
Além disso, a medida também considera os débitos apurados e não pagos, bem como os lançamentos de ofício pela administração tributária estadual.
Exclusões e suspensões
Ainda, a proposta também detalha as situações em que um contribuinte pode ser excluído da condição de devedor contumaz. Dentre as causas que suspendem essa condição estão o parcelamento dos débitos ou a extinção dos créditos tributários em questão.
No caso de inadimplência persistente, o rompimento de acordos de parcelamento pode resultar no restabelecimento da condição de devedor contumaz.
Medidas fiscais aplicáveis pela fiscalização estadual
Para os contribuintes qualificados como devedores contumazes, o projeto prevê uma série de medidas fiscais e penais, incluindo: a) representação fiscal para fins penais por crimes contra a ordem tributária; b) ação cautelar fiscal; c) exclusão da responsabilidade pela substituição tributária, transferindo a responsabilidade do ICMS ao destinatário da operação; d) impedimentos para obtenção de benefícios fiscais ou regimes especiais; e) adoção de um sistema especial de controle e fiscalização de mercadorias e bens em trânsito.
Próximos passos
A proposta está em tramitação na Alems e, no momento, aguarda a análise e a aprovação dos deputados estaduais. Se sancionada, a nova lei entrará em vigor imediatamente, trazendo um novo capítulo para o combate à sonegação fiscal no estado, alinhando-se com as práticas adotadas por outros estados e pela União para garantir a arrecadação de tributos essenciais ao funcionamento do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Menino de 1 ano deixa família perplexa ao aprender a falar palavra inusitada: ‘com certeza ouviu’
- Natural da Espanha, senhor de 78 anos sai de casa de madrugada e desaparece em Campo Grande
- Mato Grosso do Sul registrou mais de 22 mil ocorrências de violência doméstica em 2024
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
Últimas Notícias
VÍDEO: Motorista perde controle e cai com carro em canal pluvial de avenida em Chapadão do Sul
Motorista não teve ferimentos
Idoso com Alzheimer é encontrado próximo à Rodoviária de Campo Grande
Família realizou buscar e encontrou Eduardo Mota deitado na calçada
Guarda civil mata vítima de assalto ao tentar impedir roubo em SP
Carlos Eduardo foi alvejado no peito enquanto sofria tentativa de assalto
Thiago Wild é eliminado na estreia do Aberto da Austrália em ‘batalha’ de quase quatro horas
Brasileiro perdeu por 3 sets a 2 para o húngaro Marozsan na primeira rodada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.