Pular para o conteúdo
Política

Eleições 2024: com 69 mil eleitores, Ponta Porã tem 54% do eleitorado formado por mulheres

A maioria dos eleitores da cidade é composta por mulheres com idades entre 25 e 34 anos e de 45 a 59 anos
Mariane Chianezi -
Ponta Porã tem 69 mil eleitores | (Divulgação)

Quinto maior eleitorado de Mato Grosso do Sul, tem 92.017 moradores e 69.451 aptos a votar nas Eleições de 2024. Conforme os dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), a maioria do eleitorado da cidade é composta por 54% de mulheres.

Segundo o levantamento do tribunal, os eleitores, na maioria, são mulheres com idades entre 25 e 34 anos e de 45 a 59 anos. Os dados mostram que, no geral, a maioria dos eleitores está nesta faixa etária. Inclusive, com números semelhantes: São 15.825 eleitores com idade entre 25 e 34 anos (22,7%) e 15.834 com idade entre 45 a 59 anos (22,8%).

Número curioso indicado no levantamento do TRE-MS é que são exatamente 8.476 mulheres no eleitorado de 25 a 34 anos e também no eleitorado de 45 a 59 anos.

Quanto ao estado civil dos eleitores, os dados mostram que no último levantamento 68% dos eleitores se declararam solteiros, enquanto 25% afirmaram ser casados. Pouca parcela do eleitorado é composta por viúvos (3%), divorciados (3%) e separados judicialmente (1%).

A maioria dos eleitores de Ponta Porã, assim como a maioria do perfil do eleitorado em MS, é de moradores com ensino fundamental incompleto (25,8%), sendo 17.919 eleitores. Em seguida, aparecem os eleitores com ensino médio completo, correspondendo a 21% do total dos eleitores aptos a votarem, total de 14.588.

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

MS tem 2 milhões de eleitores

De acordo com o levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o Estado teve aumento de 54 mil eleitores e chegou a 2 milhões de pessoas aptas a votarem no próximo pleito.

O prazo para emitir ou regularizar o título eleitoral chegou ao fim no dia 8 e maio e mais de 12 mil eleitores procuraram o TRE-MS para atendimento. As estatísticas do tribunal mostram que, em janeiro, MS contava com 1.979.549 eleitores. Agora, após o período de regularização e emissão de novos documentos, junho registrou 2.034.339 eleitores nos municípios sul-mato-grossense.

O perfil dos eleitores de Mato Grosso do Sul segue sendo parecidos. Em janeiro, os dados do tribunal mostravam que a maioria dos eleitores gerais possuíam ensino fundamental incompleto, sendo um total de 500.936 eleitores. Seis meses depois, a maioria do eleitorado segue sendo os moradores com ensino fundamental incompleto, com 507.574 pessoas.

Apesar da quantidade desses eleitores ter aumentado, a porcentagem não se manteve a mesma. Em janeiro, o indicativo apontava 25,3%, enquanto agora, em junho, porcentagem é de 24,5%.

Os eleitores de 25 a 34 anos ainda são a maioria em MS. No início do ano, eram 414.100 pessoas aptas a votarem nesta faixa etária. Agora, público é de 418.948. Ou seja, em seis meses, número de eleitores na faixa etária 4.848.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é queimada com água quente e espancada por namorado em Campo Grande

rivalidade

[ BASTIDORES ] União teve rivalidade, mas em MS…

Nome influente da elite partidária brasileira articula movimento para assumir o controle da presidência dos Correios

PM estava na varanda quando ouviu gritos de socorro em roubo de moto que acabou em morte de ladrão

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Mais um feriadão chegando

Últimas Notícias

Polícia

Morre trabalhador de acidente de ônibus que caiu de ponte na MS-436 com 40 passageiros

Trecho de rodovia em que ônibus caiu deve passar por reparos

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Campo Grande

Feriado e ponto facultativo em repartições públicas altera o horário de funcionamento de serviços

Cotidiano

VÍDEO: Movimento Sem Terra bloqueia BR-163 em Campo Grande

Na segunda-feira (28), o grupo interditou a BR-060

Polícia

Bebê de 8 meses é estrangulado na fronteira com MS e mãe adolescente é suspeita

A criança foi encontrada morta com sinais de espancamento