Diplomação dos vereadores eleitos em Campo Grande acontece dia 18 de dezembro
Diplomação atesta que o candidato foi eleito e está apto a tomar posse
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A diplomação dos vereadores de Campo Grande foi agendada para 18 de dezembro, às 19h30, uma quarta-feira. Os reeleitos e novos parlamentares devem receber o documento que atesta que foram eleitos e estão aptos a tomar posse no cargo. A informação sobre a data foi confirmada pela assessoria da Câmara de Vereadores.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Já para 1º de janeiro de 2025 está prevista a posse dos vereadores e a eleição da nova Mesa Diretora. Após essa data, os políticos ficam de recesso parlamentar até fevereiro, exceto no caso de convocação de sessões extraordinárias.
A Capital conta atualmente com 29 cadeiras na Casa de Leis. Nas eleições em outubro passado, houve quase 50% de renovação. No total, 15 vereadores dão adeus à Câmara de Vereadores, enquanto 14 irão renovar o mandato. Até o momento, dois novos vereadores tiveram as contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral. Jean Ferreira (PT) e Leinha (Avante) tentam reverter a decisão.
Segundo a Justiça Eleitoral, no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda em que concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente. No documento também podem constar outras informações a critério do juiz ou do tribunal.
Contudo, a legislação prevê que não deve ser diplomado o candidato que tenha o registro de candidatura indeferido, mesmo que ainda esteja sub judice.
Vereadores eleitos
Em 6 de outubro deste ano, milhares de campo-grandenses foram às urnas para escolher os vereadores da próxima legislatura. No total, foram 481.399 votos contabilizados.
A distribuição das vagas na Câmara Municipal é proporcional e feita em conta que leva em consideração o quociente eleitoral, divisão do número de votos válidos pela quantidade de vagas no Legislativo. Só elege vereador o partido que alcançar o quociente.
Depois, calcula-se o quociente partidário, obtido a partir da divisão da soma dos votos válidos de cada partido pelo quociente eleitoral. O resultado indica o número de vagas que a sigla pode ocupar na Câmara. Portanto, os candidatos melhor votados dentro do partido preenchem as vagas.
Confira os 29 vereadores eleitos em Campo Grande (MS):
- Marquinhos Trad (PDT) – 8.567 votos
- Rafael Tavares (PL) – 8.128
- Carlão (PSB) – 6.912
- Silvio Pitu (PSDB) – 6.409
- Veterinário Francisco (União) – 6.371
- Fábio Rocha (União) – 6.314
- Professor Riverton (PP) – 6.271
- Junior Coringa (MDB) – 6.131
- Dr. Victor Rocha (PSDB) – 5.355
- Professor Juari (PSDB) – 5.050
- Flavio Cabo Almi (PSDB) – 5.003
- Luiza Ribeiro (PT) – 4.982
- André Salineiro (PL) – 4.782
- Papy (PSDB) – 4.641
- Ana Portela (PL) – 4.577
- Neto Santos (Republicanos) – 4.576
- Maicon Nogueira (PP) – 4.236
- Delei Pinheiro (PP) – 4.179
- Wilson Lands (Avante) – 4.148
- Herculano Borges (Republicanos) – 4.119
- Beto Avelar (PP) – 4.063
- Dr. Jamal (MDB) – 4.030
- Landmark (PT) – 4.022
- Clodoilson Pires (Pode) – 3.859
- Jean Ferreira (PT) – 3.768
- Dr. Lívio (União) – 3.636
- Ronilço Guerreiro (Pode) – 3.244
- Leinha (Avante) – 3.167
- Otávio Trad (PSD) – 2.426
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Mulher foi indiciada pela polícia e responde a pelo menos oito ações na Justiça por erros em procedimentos estéticos
Onça é comparada a Fernanda Torres e ganha nome da atriz no Pantanal: ‘sensibilidade humana’
Além dela, um macho recém descoberto no Pantanal foi batizado com o nome de Walter Salles, em homenagem ao diretor do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, indicado ao Oscar
Mãe de bebê que chegou morta em hospital havia ingerido uma caixa de cerveja na noite anterior
A Perícia feita no local também constatou a situação de precariedade onde a bebê vivia.
VÍDEO: Trabalhador enfrenta 4 horas de ônibus lotado na manhã seguinte a reajuste em Campo Grande
O trecho de 17 km pode ser feito em 30 minutos de carro, mas o trabalhador demorou quase quatro horas de ônibus.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.