Câmara de Iguatemi reprova contas de vice-prefeita eleita em chapa do PSDB
Ministério Público Eleitoral pediu impugnação da candidatura de Patrícia Margatto
Dândara Genelhú, Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara de Iguatemi reprovou as contas da ex-prefeita Patrícia Margatto (PP), atualmente vice-prefeita eleita na chapa do PSDB em 2024. Parecer do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) apontou irregularidades na prestação de contas do município, a 456 quilômetros de Campo Grande.
O parecer foi recebido por comissão da Casa de Leis, que no mesmo sentido, reprovou as contas da ex-prefeita na gestão em 2019. “Encaminharemos às autoridades competentes a decisão desta Casa com oito votos acompanhando o parecer prévio das comissões que acompanhou o parecer prévio do TCE-MS”, disse o presidente da Casa, vereador Genésio Neto (PP).
Ricardo de Souza pediu a abstenção do voto. Enquanto Juliana Ruiz (MDB), Adilson Raldi (PSDB), Carol Vasconcelo (Cidadania), Jesus Santana (PSDB), Rose, Mirian Krenczynski (PP), Gildo Benites e presidente da Casa concordaram com parecer da Casa em reprovar as contas da ex-prefeita.
A sessão de votação e discussão sobre as contas da ex-prefeita aconteceu na última terça-feira (12). Estão entre as irregularidades listadas pelo TCE-MS na prestação de contas:
- Descumprimento de prazo de Balancetes Mensais
- Demonstrativos Fiscais entregues fora do prazo
- Descumprimento do Manual de Peças obrigatórias
- Inconsistências quanto ao saldo da conta do Fundeb
- Descumprimento de determinação legal quanto à transparência
- Inconsistências Identificadas no Balanço Patrimonial
- Inconsistência quanto ao Controle Interno
Pedido de impugnação de candidatura
O MPE (Ministério Público Eleitoral) de Mato Grosso do Sul solicitou a impugnação da candidatura de Patrícia durante as Eleições de 2024. O Ministério apontou justamente a reprovação de contas da ex-prefeita, em decisão emitida pelo TCE-MS.
“No caso concreto, verifica-se que a impugnada incide em uma causa de inelegibilidade que o impede de ser candidata, haja vista teve contas relativas ao exercício de Prefeita Municipal de Iguatemi/MS rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul […] por má gestão de recursos públicos, ocasião em que houve a imputação do débito à candidata”, consta na ação.
Ainda conforme o promotor eleitoral que assina documento, Fábio Adalberto Cardoso de Morais, a decisão transitou em julgado em agosto de 2023. Desta forma, tornaria a candidata inelegível para concorrer nas eleições de 2024.
Por fim, o promotor solicitou que seja expedido ofício ao Tribunal de Contas do Estado, requisitando o encaminhamento do inteiro teor da decisão de rejeição das contas do impugnado, relativas ao procedimento licitatório Tomada de Preços nº 001/2020, do Contrato nº 199/2020, assim como cópia dos pareceres técnicos que precederam a referida decisão.
Contudo, a candidatura seguiu e a ex-prefeita concorreu em chapa formada pela coligação ‘Experiência que Transforma’, formada pelos partidos Republicanos, Progressista, PDT, Podemos, PSD, União e a federação PSDB/Cidadania. Patrícia foi eleita vice-prefeita ao lado de Dr. Lídio (PSDB).
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
‘Fiquei em choque’, diz mãe de Sophia ao ser questionada por médica sobre reação atípica após notícia da morte
Médica pediatra disse que Stephanie ficou olhando para o celular ao invés de olhar para a filha após ser informada da morte
MPE pede a cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina
Caso denúncias sejam comprovadas, ambos perdem os cargos conquistados nas eleições municipais de 2024
Mãe de Sophia chora ao tentar desmentir sogra e amigos de Christian por acusações de agressão e uso de drogas
Stephanie disse que sogra é mentirosa e que apenas fingia usar drogas com os amigos
Perturbação do sossego e violência doméstica lideram ocorrências de novembro em Campo Grande
Balanço inclui atendimentos realizados pela PM, CBMMS E PCMS da Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.