Pular para o conteúdo
Política

Assembleia Legislativa anuncia primeiro estacionamento vertical no Parque dos Poderes

O estacionamento terá subsolo, primeiro e segundo pavimento
Mariane Chianezi -
(Divulgação)

A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul assinou nesta terça-feira (12) a ordem de serviço para a construção do primeiro estacionamento vertical localizado no Parque dos Poderes, em . A empresa contratada através de licitação foi a Concrelaje (CNPJ 01.557.107/0001-06).

O presidente da Alems, Gerson Claro (PP), anunciou a obra durante a sessão plenária. O estacionamento terá subsolo, primeiro e segundo pavimento. Segundo o deputado, também foram identificados mais de 50 pontos de replantio de árvores para recompor a vegetação.

“Nesse momento, estamos assinando a ordem de serviço. A Assembleia contrata por licitação a empresa Concrelaje para fazer o primeiro estacionamento do Parque dos Poderes no modelo vertical, estacionamento subsolo, primeiro piso e segundo piso para que haja espaço para estacionamento sem derrubar uma árvore”, disse.

Desmatamento do Parque dos Poderes

O Parque dos Poderes Governador Pedro Pedrossian é situado em Campo Grande e foi construído com preservação de parte da mata nativa local, que abriga sua fauna e flora. Os prédios são setores diversos da administração estadual, Poder Legislativo e Poder Judiciário. 

Em 2023, foi tema de debate e manifestação de ambientalistas que visaram impedir o desmatamento da região. Em novembro, representantes do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Governo do Estado e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) firmaram novo acordo judicial sobre o desmatamento no Parque dos Poderes.

Na peça, inserida nos autos da ação civil pública que pedia o impedimento do desmate na área de preservação do Parque, há novidades. O último acordo firmado, que derrubaria a ação, acabou desagradando ambientalistas.

Lei de proteção

Em petição, um segundo grupo de ambientalistas – representantes de uma entidade informal de defesa ao meio ambiente – solicitou à Justiça inclusão como assistentes da ação que discute o desmatamento no Parque dos Poderes.

No pedido, os ambientalistas questionam a atuação do MPMS no processo, além da tentativa de alterar Lei Estadual de proteção à área.

“Existe uma lei de 2018 que diz que o Parque dos Poderes é intocável, a não ser em áreas construídas ou em sete pontos previamente delimitados. O Ministério Público tenta fazer acordo que prevê revogar essa determinação para que sejam incluídos outros locais passíveis de desmatamento”, explica Carmelino Rezende, advogado que representa os ambientalistas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente

Política

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"