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Política

ANTT decide manter Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste

Decisão aconteceu após articulação de senador e lideranças de MS
Dândara Genelhú - Publicado em
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antt malha oeste
Malha Oeste tem comissão da Alems para acompanhar processo de relicitação. (Reprodução)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) irá manter o ramal ferroviário de Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste. A decisão foi tomada após articulações parlamentares e de autoridades de Mato Grosso do Sul.

Na última semana, a Agência aprovou o relatório final da Audiência Pública nº 5/2023 — realizada em abril e maio de 2023. As reuniões que geraram o relatório aconteceram em Campo Grande e em Brasília.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em abril para tratar do assunto. Também participaram da conversa o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa (Barbosinha), e o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos.

Desenvolvimento da região

O ramal opcional possui 355 quilômetros de extensão. Para Nelsinho, a inclusão dele será capaz de promover o desenvolvimento econômico da região.

Assim, apontou destaque para o escoamento da produção agrícola dos municípios de Maracaju, Sidrolândia e Ponta Porã. “Trabalhamos intensamente para que as demandas da nossa região fossem ouvidas e atendidas, garantindo que o ramal de Ponta Porã permanecesse no projeto de concessão”, ressaltou.

Além do ramal, a ANTT incorporou a definição de trechos mínimos obrigatórios que a concessionária deverá considerar em sua proposta e a possibilidade de apresentar propostas para trechos adicionais da Malha Oeste.

Agora, o plano de outorga será encaminhado ao Ministério dos Transportes. A pasta do Governo Federal deve definir os próximos passos para a concessão.

“Vamos acompanhar de perto todo o processo para assegurar que os investimentos necessários sejam realizados e que nossa malha ferroviária seja modernizada, para atender às necessidades do nosso Estado e contribuir com o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul”, disse o senador por MS.

Parlamentares estaduais acompanham processo

O processo de relicitação da Ferrovia Malha Oeste, que está em tramitação na ANTT, com orçamento estimado em R$ 18,95 bilhões, é monitorado por uma comissão formada por sete deputados da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Os deputados que compõem a Comissão Temporária de Representação de Acompanhamento do Processo de Relicitação da Ferrovia Malha Oeste são: Pedrossian Neto (PSD); Junior Mochi (MDB); Caravina (PSDB); Lia Nogueira (PSDB); Paulo Duarte (PSB); Marcio Fernandes (MDB) e Mara Caseiro (PSDB).

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