TCE-MS aponta irregularidades na prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde de Camapuã
Contas são do exercício de 2018
Dândara Genelhú –
A prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde de Camapuã foi apontada como irregular pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). O acórdão consta no Diário Oficial do órgão desta terça-feira (8).
Conforme a publicação, a prestação de contas de 2018 foi investigada. Naquele ano, o município teve dois secretários de Saúde. Altmir Abdias Juvêncio de Almeira (08/12/2017 a 29/03/2018) e Lilian Hiromi Furuta (30/03/2018 a 31/12/2020)
Então, o Tribunal destaca que a ausência de certificação do controle social das receitas e da efetiva aplicação dos recursos da saúde municipal acenderam um ‘sinal de alerta’. A falta da certificação foi dada como infração.
Além disso, a conselheira substituta Patrícia dos Santos apontou outras irregularidades: uma na escrituração da demonstração dos fluxos de caixa; e outra na divergência da diferença entre o saldo inicial e final de caixa.
Por isso, declarou a irregularidade da prestação de contas da gestão e determinou multa de R$ 1,4 mil para cada um dos ex-secretários.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.