Adriane Lopes debate sobre Rota Bioceânica com delegação de Okinawa

Delegação da Província de Okinawa visitou Campo Grande para estreitar relações comerciais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Delegação de Okinawa
Reunião entre prefeitura e delegação de Okinawa (Foto: divulgação,PMCG)

Em encontro realizado nesta quarta-feira (9), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, recebeu a delegação da Província de Okinawa, liderada pelo vice-governador Yoshimi Teruya. Na ocasião foram debatidas políticas implementadas na Capital, como a Rota Bioceânica e o Parque Tecnológico, previsto para ser inaugurado no próximo mês.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, o encontro tem como objetivo mostrar o potencial econômico de Campo Grande e internacionalizar a cidade.

“Estamos trabalhando muito para tornar Campo Grande, a Capital das Oportunidades. Este é um período muito oportuno para a nossa cidade, tendo em vista as novas possibilidades que surgem com as Rilas (Rotas de Integração-Latina Americanas), em especial a Rota Bioceânica”, disse a chefe do Executivo Municipal.

Para o vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, a partir da Rota Bioceânica, tanto a Capital, quanto a Província serão conectados e irão estreitar ainda mais as relações comerciais.

“Minha primeira impressão em Campo Grande é que é uma cidade muito arborizada e próspera. Para falar de forma bem sincera, até recentemente não tínhamos muitas informações sobre a Rota Bioceânica, e em fevereiro deste ano, veio um representante de Okinawa e ele nos trouxe uma série de informações sobre a Rota, e nós ficamos muito felizes com essa nova possibilidade”, destacou.

A Rota Bioceânica é um projeto econômico, produtivo e logístico, que visa a integração aduaneira e o comércio regional. A ideia é conectar o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Norte chileno, por meio de corredores rodoviários, transformando Campo Grande em importante hub de distribuição para o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

O projeto prevê a redução da distância, o tempo e o custo com o acesso, via Pacífico, aos principais consumidores de commodities do mundo e também aos grandes polos de tecnologia da Ásia e da América do Norte.

Yoshimi Teruya ressaltou que o potencial e a escala da Rota, vão de encontro com o que é trabalhado dentro da economia asiática há dez anos.

“Esse é o momento de internacionalizar a nossa cidade, fortalecer os empresários locais, além de atrair novos investidores. É sempre muito importante recepcionar delegações em nossa cidade, para que possamos apresentar os diferenciais da nossa Capital”, disse a Prefeita.

Presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Marcel Arakaki Asato, destacou a importância da integração entre Campo Grande e a Província.

“Queremos manter a interlocução entre os países, pois será boa para ambos os lados”, enfatizou.

Delegação de Okinawa
Vice-governador Yoshimi Teruya (Foto: divulgação,PMCG)

Projetos

Rota Bioceânica

Com uma extensão de 2.396 quilômetros (a partir de Campo Grande) e liga os dois maiores oceanos do mundo, do Atlântico ao Pacífico pelos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.

Parktec CG

Projeto inédito em Campo Grande, o Parktec CG (Parque Tecnológico) promete uma grande transformação digital na Capital e será inaugurado durante as comemorações do aniversário de Campo Grande.

O local contará com sala de reuniões, estúdio para podcast, ambientes compartilhados e laboratórios. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: Agronegócio, Biotecnologia, Logística e Economia Criativa.

Conteúdos relacionados

tre-ms justiça eleitoral
senado bancada federal