Relatório final de CPI termina na exoneração da Presidente da Funsaúde e mais 2 em São Gabriel
O documento foi lido pela comissão na sessão desta terça-feira
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, da Funsaúde (Fundação Regional de Saúde), em São Gabriel do Oeste foi lido durante a sessão de terça-feira (12), na Câmara dos vereadores da cidade.
As investigações resultaram em três exonerações, entre elas, a da presidente da Funsaúde (Fundação Regional de Saúde), Michele Alves Paupério. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do dia 1 de novembro deste ano.
O presidente do colegiado, vereador Frederico Marcondes Neto (Podemos), mais conhecido como Dr. Fred, disse ao Midiamax, que a CPI contratou empresa para auxiliar nas investigações.
Ainda de acordo com o presidente da Comissão, as investigações já contam com a exoneração de uma servidora do setor de recursos humanos, de um médico e da presidente da Funsaúde mantenedora do Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira.
“Um dos médicos tinha dois vínculos com a municipalidade. Um como médico e outro como diretor da Funsaúde. Também descobrimos que o servidor comissionado trabalha todas as sextas na cidade de Ribas do Rio Pardo, mesmo possuindo dois vínculos de 40h semanais em São Gabriel, o que compra horários incompatíveis. Ele deverá restituir aos cofres públicos os valores recebidos indevidamente”, diz trecho do documento lido durante a sessão.
As exonerações ocorreram após a CPI – criada após as contas do município de 2022, referentes à Funsaúde, serem rejeitadas – identificar irregularidade no pagamento de plantões, envolvendo uma servidora do setor de recursos humanos e um médico – ambos foram desligados.
O vereador adianta que os parlamentares conseguiram encontrar irregularidades. Eles investigam pagamentos duplicados de plantões para médicos. Uma das responsáveis por realizar os depósitos era a irmã de consideração da presidente da Funsaúde.
“Após o Conselho Municipal rejeitar as contas de São Gabriel em 2022, algumas denúncias chegaram até a Câmara. Nos informaram que médicos comissionados que estariam em cargo de chefia estavam recebendo pagamentos de plantões no mesmo horário de trabalho em outros setores”, disse o presidente da Comissão.
A CPI foi instaurada no último dia 5 de setembro. Os vereadores, estão, fizeram planilhas e analisaram os contratos de todos os médicos. Os documentos investigados pelo colegiado são referentes aos anos de 2022 e 2023.
Uma das irregularidades, conforme Frederico, envolvia a irmã de consideração da Presidente da Funsaúde que teria recebido verba de plantões de um dos médicos. O Midiamax teve acesso ao boletim de ocorrência registrado como peculato no dia 2 de outubro de 2023, na Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste.
Além de Frederico, também fazem parte da Comissão os vereadores, Vagner Trindade (PSDB), Ramão Gomes (MDB), Edson Tozetto Baggio (Republicanos) e Rogério Rohr (PSD).
“Após ser apresentado na sessão de terça-feira, o relatório final será encaminhado ao Tribunal de Contas, Ministério Público e Ministério do Trabalho”, concluiu o vereador.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
Operário estreia no Estadual com vitória tranquila sobre o Águia Negra
Galo venceu o recém-promovido Águia por 2 a 0, com gols de Mauri e Matheus Bidick
Vintages e personalizados: encontro reúne diversos modelos de fuscas nos altos da Avenida Afonso Pena
Confraria Apaixonados por Fuscas e Derivados antecipou o Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro
Na abertura do Estadual, Ivinhema busca empate diante do Aquidauanense
Em jogo realizado em Aquidauana, os visitantes buscaram o empate no fim de jogo
Figueira não resiste à chuva e derruba parte de casarão centenário na Antônio Maria Coelho
Galho de árvore caiu sobre a fachada do imóvel e destruiu parte da construção de 1922
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.