O governador Eduardo Riedel (PSDB), durante sua visita a Dourados, participou da solenidade de comemoração dos 30 anos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com assinatura de contratos que garantem a liberação de mais de R$ 17 milhões.

O evento foi realizado no auditório da instituição e marcado pela apresentação do coral Mitã Rory (criança Feliz), formado por crianças indígenas de Amambai e reuniu professores, estudantes e representantes da classe política.

“Tenho convicção de que vamos construir uma universidade cada vez mais forte com esses convênios assinados nesta manhã aqui em Dourados, dando continuidade aos nossos compromissos assumidos com a população de MS”, disse Riedel.

Além dos investimentos na UEMS, o governador anunciou que este ano deve lançar um edital para realização de concurso público na área de educação indígena. “Este ano nós vamos fazer o primeiro concurso público para professores da etnia Guarani”, disse o governador durante seu pronunciamento.

Curso de medicina

Durante a solenidade, o governador disse que implantação do curso de Medicina no campus da UEMS em Dourados será analisada. A proposta foi anunciada pelo governador durante a campanha e reivindicada novamente pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

“Essa é uma discussão que é permanente na Universidade [implantação do curso de Medicina]. Cada região [do Estado] tem uma demanda específica, como de Medicina aqui na UEMS. Tem outros municípios que demandam curso específico, mas em cada um deles, temos que avaliar a viabilidade”, disse em coletiva.

Durante a agenda de Eduardo Riedel em Dourados, foram lançados o selo e vídeo institucional pelos 30 anos da UEMS e realizada a entrega de cartões aos pesquisadores contemplados, além da assinatura do contrato de Gestão UEMS – Governo do Estado de 2023. 

O governo estadual ainda entregou dois ônibus e duas vans, além de autorizações para Unidades Universitárias, edital de apoio aos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Centros de Pesquisa e o lançamento do Programa UEMS na Comunidade.