Gleice Jane tem encontro com ministras em Brasília para debater questões relacionadas às mulheres
Deputada cumpre agenda na capital federal diante de recesso da Assembleia Legislativa
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o início do recesso na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Gleice Jane (PT) desembarcou nesta segunda-feira (17) em Brasília (DF), onde participa nesta manhã do 1º Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira. A deputada cumpre agenda com as ministras das Mulheres, Cida Gonçalves, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para debater questões das mulheres sul-mato-grossenses.
“Chegamos hoje e até o momento esses dois ministérios já se mostraram atentos às nossas demandas. Nesta semana vamos dialogar com ambos sobre as demandas femininas de luta contra as violências em nosso Estado. Na oportunidade, vamos falar sobre a luta das mulheres de Dourados, em especial as indígenas, negras e quilombolas”, detalha a deputada petista.
Conforme a deputada havia adiantado com o Midiamax, um dos objetivos da ida a Brasília é compartilhar os debates e as problemáticas que foram apresentadas nos momentos de escuta durante os primeiros meses do mandato. Essa escuta qualificada ocorreu durante o Seminário Saúde das Mulheres: Especificidades e Diversidade, realizado em Campo Grande; no Seminário Povos Indígenas: meio ambiente, sustentabilidade e soberania alimentar, em Dourados; e durante as inúmeras visitas nas diferentes comunidades nos municípios vizinhos.
Encontro nacional
Na manhã desta segunda-feira (17), Gleice Jane participa do 1º Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira. A iniciativa do evento é da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências entre as coordenações e colegiados gestores das sete unidades em funcionamento no país, e com os OPMs (Organismos de Políticas para as Mulheres) dos estados e municípios onde elas estão localizadas, incluindo Campo Grande (MS).
A proposta é que os diálogos possam subsidiar a atualização das diretrizes e protocolos de atendimento da Casa da Mulher Brasileira. Confira a programação do evento:
A abertura do encontro, às 9h, contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e autoridades. Na sequência, às 10h30, as Secretárias Nacionais Denise Motta Dau (de Enfrentamento à Violência contra Mulheres); Carmen Foro (de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política) e Rosane Silva (de Autonomia Econômica e Política de Cuidados) promovem a mesa de debate “A transversalidade das políticas para mulheres no enfrentamento às violências”. Ambas as atividades são abertas ao público em geral.
Já as atividades do período da tarde e as do dia 18 são destinadas às coordenações e colegiados gestores das Casas da Mulher Brasileira e terão como foco a troca de experiências entre as unidades e debates sobre diretrizes e protocolos de atendimento. O encontro inclui oficinas temáticas sobre projeto arquitetônico, sistema de dados, fluxo para com a rede de atendimento, diversidade e governança.
A ação faz parte da retomada do programa Mulher Viver sem Violência, anunciada em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, com a construção de 40 novas Casas em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Corpo encontrado entre forro e telhado de igreja em construção era de homem de 26 anos
Polícia suspeita que a vítima tenha morrido eletrocutada, pois teria ocorrido um choque na fiação
Denúncias contra clínicas de estética em Campo Grande sobem 51% em 2024
Em 2024, 16 denúncias foram feiras, no período de janeiro a novembro
Boletim médico informa que dreno intracraniano foi retirado de Lula
Presidente segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
Clubes decidem que eleição para presidência da FFMS seja realizada após o Estadual 2025
Com isso, entidade deve escolher novo presidente apenas no próximo mês de abril
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.