O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), cumpre agenda em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (16). No encontro, o tucano se reúne com mais três governadores.

A reunião acontece com os chefes de Executivo dos Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O colegiado é presidido atualmente pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Além dos tucanos, ainda estarão presentes os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e do Paraná Ratinho Junior (PSD). Coordenadores das bancadas dos Estados na Câmara dos Deputados também participam do encontro.

A agenda começa às 12h com recepção e um almoço reservado aos governadores no Palácio Piratini. Na sequência, às 13h30, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, os chefes de Executivos realizam uma plenária com secretários de Estado ligados a cinco comissões temáticas do conselho: Educação, Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura, Planejamento e Agricultura.

A plenária será restrita aos participantes, com previsão de encerramento às 16h. Logo após, os governadores concederão uma entrevista coletiva à imprensa para apresentar o resultado das deliberações do Codesul, em espaço anexo ao Salão Nobre da Catedral.

Sobre o Codesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul é o primeiro conselho regional criado no país e foi fundado em 1961, a partir de convênio entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No ano de 1992, o Mato Grosso do Sul também aderiu. Foi planejado para colaborar com o crescimento e encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, constituindo-se num foro privilegiado à coordenação de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.