Com 13 candidatos, quase 5 milhões de eleitores escolhem novo presidente do Paraguai

Lista tem ex-goleiro e até senador cassado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Número de concorrente é superior às eleições de 2018 (Foto Reprodução/TSJE/ H2FOZ)

Neste domingo (30), mais de quatro milhões de eleitores paraguaios estão qualificados para escolher o novo presidente do país vizinho, entre 13 candidatos e também governadores de departamentos, senadores e deputados. O número de postulantes é maior que em 2018, quando o vencedor foi o colorado, Mario Abdo Benítez.  

Na lista de candidatos estão nomes considerados irreverentes, como o do ex-goleiro José Luis Chilavert, que lançou seu nome pelo Partido da Juventude, e o advogado e ex-senador Paraguayo Cubas (Payo Cubas). O político foi cassado por quebra de decoro, em 2019, após vídeo em que aparecia chutando uma viatura e dando um tapa em um policial.

Chilavert começou a carreira no Sportivo Luqueño, time da sua cidade natal. Depois passou pelo Guarani-PAR até chegar ao San Lorenzo, da Argentina. Depois de uma passagem pelo futebol espanhol, onde jogou no Zaragoza, o goleiro foi para o Vélez Sarsfield.

Com a camisa número um do time argentino, Chilavert fez história, participando da conquista de vários títulos, dentre eles a Libertadores de 1994, contra o São Paulo, e do mundial, contra o Milan. Habilidoso nas cobranças de faltas e pênaltis, marcou 65 gols em toda a carreira. Atualmente é empresário de jogadores.

Habilidoso nas cobranças de faltas e pênaltis, marcou 65 gols (Foto: Reprodução

Para a disputa da presidência da República do Paraguai, foram registradas 13 candidaturas. Os cabeças de chapa são Santiago Peña-Pedro Alliana, pela ANR; Efraín Alegre-Soledad Núñez, pelo Convênio Nacional; Euclides Acevedo-Jorge Querey, pelo movimento Nova República, e Payo Cubas-Stilber Valdés, pela Cruzada Nacional.

Na lista de candidatos também aparecem Jorge Gómez-Noelia Núñez, da Unace; Juan Félix Romero-Catalina Ramírez, do Movimento Humanista e Solidário; José Luis Chilavert-Sofía Scheid (Partido Juvenil) e Luis Talavera-Carlos Álvarez (Partido Nacional Uniamos).

Também disputam o comando do Paraguai,  Óscar Cañete-Luis Arce (Partido Verde), Prudencio Burgos-Leona Guaraní (Partido Nacional Popular), Alfredo Machuca-Justina Noguera (Coordenadora Patriótica Cidadã), Rosa Bogarín-Herminio Lesme (Partido Democrático Socialista Herederos), Aurelio Cabral – David Sánchez (Junte-se ao Paraguai).

Embora a lista seja extensa, pesquisas de intenção de voto apontam polarização entre os candidatos Santi Peña, do Partido Colorado, e Efraín Alegre que conta com o apoio do tradicional PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico) e movimentos de centro e de esquerda.

Segundo informações do TSJE (Tribunal de Justiça Superior Eleitoral). Nas últimas eleições de 2018, foram 10 candidaturas e o vencedor foi o colorado Mario Abdo Benítez (1.206.067) ao vencer o liberal Efraín Alegre (1.115.464). Entretanto o atual presidente não declarou apoio ao a Santiago Peña, que é do seu partido e aparece como um dos favoritos.

No sábado (29), foi realizado um teste nas máquinas de votação para que estejam prontas para o dia seguinte às eleições presidenciais e departamentais. O horário de votação será das 07h00 às 16h00 em todos os locais autorizados para votação. 

Eleitores qualificados

Um total de 1.157 mesas de voto serão equipadas com 12.259 mesas de voto e 15.380 máquinas de votação para serem usadas nas eleições gerais de 30 de abril.

São 9.095 candidatos na disputa por essas eleições, e 68 organizações políticas cadastradas e reconhecidas pela Justiça Eleitoral. São 4.782.940 eleitores qualificados, dos quais 2.362.708 são mulheres (49%) e 2.420.232 (51%).

Em Pedro Juan Caballero, que também escolhe governador departamental, as urnas serão distribuídas nas 21 diferentes seções eleitorais dos seis distritos do departamento de Amambay.

Um total de 110.866 eleitores estão qualificados para votação, segundo informações do juiz eleitoral de Amambay, Alcibiades Ayala.

As seções eleitorais estão localizadas em  bairros de Pedro Juan Caballero, Cerro Corá, Bella Vista e Zanja Pytã. Na sexta feira (28) foram distribuídas urnas nas cidades de Capitán Bado e Karapaí.

Conteúdos relacionados