Bombeiros e Samu poderão encaminhar pacientes para unidades privadas, propõe deputado
Medida seria alternativa para desafogar os hospitais públicos em Mato Grosso do Sul
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado Antonio Vaz (Republicanos) protocolou projeto de lei na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que visa aliviar a carga dos hospitais públicos em Mato Grosso do Sul. A proposta será analisada pelos parlamentares.
Conforme o projeto, a intenção é que Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) possam encaminhar pacientes para unidades privadas. Isso, mediante escolha do paciente.
Os socorridos, então, terão a opção de serem levados aos hospitais privados, sendo o ato registrado em ficha de ocorrência e no sistema de registro de ocorrências da equipe de atendimento emergencial.
No entanto, o paciente fará essa escolha caso esteja consciente, em condições de manifestar a opção, que será assinada em um termo de consentimento. Caso contrário, familiar pode fazer essa opção.
Ainda cabe à Central de Regulação avaliar a viabilidade técnica quanto às necessidades do paciente e existência de vaga no hospital privado. “Estado não terá responsabilidade quanto a quaisquer ônus decorrentes do encaminhamento para hospital privado”, diz a proposta.
Na justificativa, é esclarecido que a intenção é de aliviar a carga dos hospitais públicos. Isso, porque várias pessoas atendidas nas unidades públicas têm plano e preferem o hospital particular.
“Igualmente, o projeto de lei visa resguardar o direito dos pacientes de optar pelo encaminhamento aos hospitais particulares quando são socorridos pelas redes de urgência públicas”, diz a matéria.
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Morre em Brasília o poeta e compositor Vicente Sá
Artista era da primeira geração de criadores da capital
Exposição no Memorial da Resistência lembra vítimas da ditadura
Painel mostra páginas dos processos relacionados à violência
Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada
O produto havia ficado submerso nas enchentes do RS
PMA resgata jibóia na Av. Afonso Pena
Na manhã deste sábado (25), a PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada para realizar o resgate de uma jiboia que estava atravessando a Avenida Afonso Pena, nas proximidades do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O incidente chamou a atenção de motoristas e pedestres que estavam no local. Ao chegar, a equipe de resgate…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.