Alems teve uma sessão ordinária em semana de feriado e aprovou quatro proposições
Presidente levantou segunda sessão por causa de um ciclo de palestras
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o feriado da terça-feira (13), a semana na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) teve início com sessão na quarta-feira (14). Os deputados estaduais aprovaram quatro proposições.
O Projeto de Lei (PL) 89 de 2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), altera dispositivos da Lei 3.411 de 2017, que criou a Semana Estadual da Mulher, com a finalidade de debater também o combate à misoginia. A proposta foi aprovada por unanimidade em 1ª discussão e agora segue para segunda discussão.
Conforme a proposição, na Semana Estadual da Mulher e Combate à Misoginia serão realizadas, por órgãos e entidades do Poder Público e dos movimentos sociais, atividades tendentes a esclarecer, informar e formar a opinião pública acerca das políticas de gênero e dos direitos e interesses da mulher, especialmente sobre: combate à misoginia, ao preconceito e à violência doméstica e familiar contra a mulher.
“O projeto tem como escopo reiterar que o Dia Internacional da Mulher, embora uma data de celebração é, antes de tudo, um ato político, tendo surgido como marco de várias lutas por liberdade, melhores condições de trabalho, igualdade salarial e até o direito ao voto feminino. O reconhecimento da mulher como ser de direitos, entretanto, não foi aceita passivamente e a resposta para essa transformação tem sido dura, resultando nos alarmantes índices de violência que tem se agravado nos últimos anos”, justificou Kemp.
Discussão única
De autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), o Projeto de Resolução 09 de 2023 institui o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em comemoração ao dia Estadual do Repórter Fotográfico – Valdenir Rezende.
O Projeto de Lei 113 de 2023, do deputado Junior Mochi (MDB), declara a utilidade pública do Instituto Ajude a Ajudar de Cultura, Educação e Assistência Social, sediado no Jardim Itamaracá, em Campo Grande.
Primeira discussão
O Projeto de Lei 145 de 2023, também de Junior Mochi, inclui no calendário oficial de eventos do Estado o Campeonato de Pesca Esportiva, realizado pelo Grupo Galera do Taquari. O campeonato acontece no município de Coxim, anualmente, na primeira quinzena de setembro.
Já na quinta-feira (15), quando aconteceria a segunda sessão da semana, o presidente da Casa Gerson Claro (PP) levantou a sessão ordinária para que os deputados participassem do 37º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas.
A abertura da solenidade aconteceu na Alems, com ciclo de palestras durante todo o dia no Tribunal de Contas do Estado. Entre as palestrantes, estavam as deputadas Mara Caseiro (PSDB), Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT).
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Abel Ferreira indica saída do Palmeiras ao fim de 2025: ‘Meu último ano no Brasil’
Presidente Leila Pereira havia reiterado seu desejo de manter Abel até o fim de seu mandato
Diniz faz reunião com diretoria do Cruzeiro após vaias e é mantido no cargo
Em cinco jogos neste ano, o Cruzeiro venceu apenas um
Moradores do Aero Rancho ficam mais de 10 horas sem luz após temporal
Diversas regiões de Campo Grande foram atingidas por um temporal de 44 milímetros
Santos perde pela 1ª vez para o Velo Clube e pode fechar rodada fora da zona de classificação
Primeiro tempo foi truncado e com poucas chances de gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.