Nesta quarta-feira (20), o Twitter lançou novas ferramentas para as Eleições de 2022. Entre elas, a plataforma adicionou uma aba para sobre a corrida eleitoral e emojis que acompanham hashtags do tema.

A partir de hoje, as hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição são acompanhadas de um emoji. Um círculo amarelo com o mapa do Brasil em verde segue as três hashtags em publicações na rede social.

O também implementou uma aba na seção Explorar apenas para publicações sobre as Eleições 2022. Além disso, 10 estados recebem abas especiais para a movimentação regional. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, e São Paulo.

Segundo o Metrópoles, a rede social explicou que irá notificar os usuários sobre assuntos relevantes. “Quando houver um pico na conversa sobre eleições, mandaremos com informações para que as pessoas tenham o contexto completo do que está acontecendo”, afirmou o em nota.

A plataforma também deve enviar notificações em momentos importantes da eleição, para informar ao eleitor como participar.

Medidas do Twitter

Além do emoji já disponível, outras hashtags devem ter ícones a partir de agosto. Os desenhos aparecerão após os termos #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil.

A rede social também irá liberar emojis especiais em 2 de outubro — dia das votações, segundo o calendário eleitoral. Assim, as hashtags #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA serão acompanhadas de ícones temáticos.

O Twitter já havia implementado funções para evitar a disseminação de , após acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Depois que o Tribunal divulgar a lista oficial de candidatos das Eleições 2022, os perfis dos políticos irão ganhar etiquetas para identificação de que concorrem às eleições.