TRE-MS vai usar WhatsApp para notificar candidatos nas eleições de 2022
Emissoras, provedores de internet e institutos de pesquisa também serão intimados por meio eletrônico
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), assinou resolução disciplinando as formas de comunicação eletrônica com candidatos e partidos durante a campanha das eleições gerais de 2022. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp será uma dessas ferramentas.
O ato foi publicado na edição desta sexta-feira (22) do DJEMS (Diário da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul). No período de 15 de agosto a 19 de dezembro, todos os dirigentes partidários, candidatos ou seus representantes devem acessar diariamente e-mail, o aplicativo de mensagens e o Mural Eletrônico para verificação de publicações da Justiça Eleitoral.
Os contatos devem ser informados no registro da coligação e da candidatura. No caso da notificação por WhatsApp, será considerado apenas o recebimento da mensagem, não tendo valor legal a confirmação de leitura. Quanto ao e-mail, caso a comunicação retorne, poderá ser realizada a intimação por outro meio.
Emissoras de rádio e TV, provedores de internet e institutos de pesquisa também poderão ser intimados por mensagem. Quanto ao Ministério Público Eleitoral, o órgão será oficiado apenas por sistema interno ou presencialmente.
Calendário eleitoral de 2022
Entre 5 de julho e 3 de agosto, juízas e juízes eleitorais nomearão eleitoras e eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também serão escolhidas as pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação.
Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.
A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passam a ser permitidas a partir do dia 16 de agosto.
Partidos e candidatas ou candidatos têm entre 9 e 12 de setembro para apresentar a prestação de contas parcial da campanha, com registro de movimentação financeira ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro e, em 1º de novembro, a data final para o envio das prestações.
A prestação de contas final daqueles que participarem do segundo turno deve ser encaminhada à Justiça até 19 de novembro.
Eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.
Confira a íntegra do Calendário Eleitoral de 2022.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.