TRE-MS realiza Auditoria de Votação Eletrônica na próxima segunda
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza reunião que apresentará aos partidos políticos, federações e coligações partidárias, bem como à imprensa local, os procedimentos relacionados a Auditoria de Votação Eletrônica, na próxima segunda-feira (12), às 9h, no plenário do tribunal. De acordo com o TRE-MS, os trabalhos, coordenados pelo juiz Olivar […]
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza reunião que apresentará aos partidos políticos, federações e coligações partidárias, bem como à imprensa local, os procedimentos relacionados a Auditoria de Votação Eletrônica, na próxima segunda-feira (12), às 9h, no plenário do tribunal.
De acordo com o TRE-MS, os trabalhos, coordenados pelo juiz Olivar Roberti Coneglian, junto com a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do órgão, têm o intuito de verificar, por meio de amostragem, a segurança e o funcionamento das urnas eletrônicas.
Auditoria
Ainda segundo o tribunal, o procedimento, que acontece durante o dia e horário das eleições oficiais, conta com a participação de representantes de partidos políticos, entidades fiscalizadoras e voluntários, que preenchem as cédulas de papel com votos nos candidatos oficiais. Essas cédulas, por sua vez, são preenchidas com números correspondentes a candidatos registrados e votos de legenda, assim como votos nulos e brancos.
O resultado verificado na totalização dos computadores deverá coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimos na votação das urnas eletrônicas.
Seções eleitorais escolhidas
Nas Eleições 2022, do total de urnas que serão utilizadas nas seções de Mato Grosso do Sul, 20 passarão pela amostragem. Essas urnas serão sorteadas no sábado (1º de outubro), véspera da eleição, entre as mais de 7 mil seções eleitorais de Estado. Imediatamente após o sorteio das seções, os respectivos Juízes Eleitorais serão notificados para recolher a urna sorteada no local de votação e aguardar a retirada pela equipe responsável pela coleta.
Como as urnas sorteadas seriam utilizadas na votação oficial, urnas substitutas serão preparadas para serem utilizadas nas seções.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.