O Secretário Municipal de Gestão, Agenor Mattiello, compareceu na Câmara Municipal de nesta manhã de segunda-feira (8), após acionado por uma comissão que analisa o de milhares de servidores que ganham menos de um salário mínimo.

De acordo com o presidente da comissão e vereador Valdir Gomes, do PSD, o encontro aconteceu no plenarinho da Casa de Leis. A Municipal concedeu um prazo de uma semana para o chefe da pasta apresentar novas soluções sobre o assunto.

“Ele foi convocado pela comissão e nesta manhã apresentou o exato número de servidores. São quatro mil trabalhadores que não recebem um salário mínimo. Para regularizar a situação, a prefeitura precisaria desembolsar mais de R$ 20 milhões. A Prefeitura diz não ter dinheiro em caixa, mas em uma parceria com a Câmara estamos buscando soluções junto ao município”, disse o vereador.

Além das pessoas que trabalham e ganham menos de um salário mínimo, também existe os mais de 10 mil servidores que têm direito a um adicional, mas isso não está acontecendo há anos. Está virando uma bola de neve e se não tiver não vão pagar. Pode até ser parcelado, mas precisa ser pago”, explicou o vereador ao Midiamax.

Reunião

Em maio deste ano, o vereador chegou a se reunir com Agenor Mattiello. No encontro, a prefeitura teria pedido um prazo de 30 dias para apresentar uma proposta, no entanto, o prazo expirou e ainda segue sem uma solução.

“Pedimos uma solução, nem que seja escalonado [o reajuste]”, afirmou o vereador na época.

Presidente da comissão aberta na Casa de Leis para discutir o assunto com a Prefeitura, Valdir reforça que a preocupação quanto ao patamar salarial é em relação à aposentadoria a qual terão direito no futuro.

“Não houve uma correção de uns cinco anos para cá”, disse Valdir Gomes, em entrevista ao Jornal Midiamax no dia 24 de maio.

Servidores

Ele disse que, entre os servidores afetados na hora de se aposentar, estão merendeiras, zeladores e outras funções. A comissão criada na Câmara Municipal pede também um estudo para regularizar a situação trabalhista.