Roberto Freire diz que judicialização sobre 3ª via ‘não tem pé nem cabeça’

Judicialização poderia ser tomada se Simone Tebet fosse consagrada como cabeça da 3ª via

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
judicialização
Roberto Freire afirma que medida não foi discutida entre presidentes. Foto: Agência Brasil.

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, disse que “ninguém discutiu judicialização porque não tem pé nem cabeça”. A medida é uma das alternativas caso algum participante da Frente Parlamentar não aceite o resultado das pesquisas.

Como a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) tem sido apontada com escolhida como cabeça da 3ª via, blogs apontam que apoiadores de João Doria (PSDB) indicam a judicialização como uma saída. O nome de Simone teria sido escolhido pelos presidentes do MDB, Cidadania e PSDB nesta quarta-feira (18), após analisarem os resultados das pesquisas qualitativas e quantitativas.

Assim, ao Congresso em Foco, o presidente do Cidadania destacou que “não se pode impor a uma coligação uma decisão interna de nenhum dos partidos”. Ele explicou que as prévias são respeitadas, dentro do partido. No caso, “se fosse o candidato do PSDB para o PSDB. Não quando se abre para todos os parceiros”.

Simone cita judicialização

A pré-candidata à presidência, Simone Tebet (MDB), disse que segue com a candidatura se for apontada como melhor opção, mesmo se o resultado foi judicializado. “Se porventura ele [Doria] não aceitar o resultado e os partidos quiserem sair dessa frente, o MDB segue firme e forte”, garantiu.

As afirmações foram feitas nesta segunda-feira (16), durante roda de debate na Associação Comercial de São Paulo. “Se meu nome for escolhido e outros partidos resolverem judicializar, eu continuo e estou pronta para falar para o Brasil”, disse durante o debate.

3ª via tem nome

Contudo, as negociações entre a Frente Democrática não apontam possibilidade de judicialização, já que os partidos teriam reiterado Simone Tebet (MDB) como cabeça de chapa à presidência nas eleições de 2022. A reunião dos partidos aconteceu nesta quarta-feira (18), para definir o nome da 3ª via.

Se reuniram os presidentes das legendas Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania). Inicialmente, estava marcada para esta quarta-feira (18) a divulgação do nome que encabeçaria a chapa da Frente Democrática, baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas.

No entanto, à CNN, os presidentes das legendas afirmaram que o resultado será divulgado na terça-feira (24). “Nós três chegamos a um consenso. Só que não somos nós que vamos decidir”, explicou Freire.

Colunista do Metrópoles aponta que os resultados mostram preferência por uma candidatura feminina. Contudo, o anúncio final acontecerá após cada executiva confirmar a decisão dos presidentes.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições