Com as mudanças durante a que ficou aberta entre 3 de março e 2 de abril, alguns partidos ganharam representantes na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). São eles: PRTB, PSB, PDT e Podemos.

O PRTB tem como filiado o deputado Capitão Contar. Ele deixou o PSL, se filiou em março ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, mas deixou a sigla em menos de duas semanas, para se colocar à disposição como pré-candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul.

Podemos também ganhou uma cadeira no Legislativo, com a filiação de Rinaldo Modesto. O irmão de Rose (União Brasil) deixou o PSDB depois de 16 anos de filiação, para apoiar a pré-candidatura da irmã, ao governo estadual.

Além disso, o PDT que estava sem representante desde 2019, com a saída de Jamilson Name, volta à Casa de Leis com a filiação de Lucas de Lima, que se desfiliou do Solidariedade para tentar a reeleição neste ano.

Paulo Duarte, que assumiu como suplente em dezembro do ano passado no lugar do secretário de Governo, Eduardo Rocha, deixou o MDB e se filiou na última sexta-feira (1º), ao PSB.

Partidos sem deputados

O Solidariedade elegeu dois deputados em 2018: Herculano Borges e Lucas de Lima. O segundo secretário da Casa de Leis, Borges foi o primeiro a deixar a sigla durante a janela partidária. Com isso, a legenda não tem mais representantes na Alems.

Além disso, o PTB que antes tinha Neno Razuk, também fica sem representante. O filho da ex-prefeita de Dourados se filiou ao PL.

Já o , ficou apenas com um deputado, Felipe Orro, que deixou o PSDB e se filiou ao partido comandado pelo senador Nelsinho Trad. Nas últimas eleições, a legenda elegeu Londres Machado, que deixou a legenda para ingressar no PP.

A nova composição na Casa de Leis, fica assim:

PRTB – Capitão Contar
PSD – Felipe Orro
Republicanos – Antônio Vaz e Herculano Borges
PSDB, Marçal Filho, Zé Teixeira, Paulo Corrêa e Jamilson Name
MDB – Renato Câmara e Marcio Fernandes
PSB – Paulo Duarte
PDT – Lucas de Lima
PL – Neno Razuk, Coronel David e João Henrique Catan
PP – Evander Vendramini, Gerson Claro, Barbosinha e Londres Machado
Podemos – Rinaldo Modesto
PT – Pedro Kemp e Amarildo Cruz
Patriota – Lídio Lopes

Saiba Mais