Lideranças do PSOL e Rede Sustentabilidade se reuniram na tarde da última quinta-feira (21), com os presidentes dos partidos federados do PT, e PV. A pauta foi a discussão do pré-eleitoral e viabilidade de atuação conjunta, inclusive com possibilidade de construir chapa única entre os partidos para o Governo de Mato Grosso do Sul.

Já definido em âmbito nacional, a federação entre PT, PV e PCdoB e com isso, o grupo se articula no Estado. Após a retirada da pré-candidatura ao governo de Zeca do PT, a legenda apresentou o nome de Giselle Marques, porém, conforme informado pela assessoria, há outros nomes à disposição dentro da Federação.

PSOL e Rede iniciaram recentemente diálogos para apresentar chapa completa de candidatos a deputados estaduais e federais, mas ainda não há nomes oficiais aos cargos majoritários, ao Governo e Senado Federal.

Conforme o representante da Rede, Eidson Brito, o diálogo entre as federações pode potencializar as campanhas de deputado estadual e federal, tendo em vista que essa é a prioridade do partido na disputa.

Marcelo Bluma, do PV, acredita que a unidade no campo progressista possibilita a disputa da base eleitoral de Lula no estado e isso fortalece os partidos envolvidos.

Iara Gutierrez, presidente do PCdoB, acredita que o diálogo entre as federações precisa ter compromisso com o fortalecimento de todos os partidos envolvidos, principalmente os menores, tendo em vista as dificuldades impostas pela legislação e a cláusula de barreira.

Segundo o Presidente Estadual do PT, Vladmir Ferreira, será um grande avanço para o campo progressista no Mato Grosso do Sul formar uma coligação majoritária entre os cinco partidos e percorrer o estado apresentando à população saídas para a .

Margila Leal, presidente do PSOL, acredita que a construção de uma frente no campo progressista é necessária para enfrentar os retrocessos em âmbito estadual e nacional.

Os representantes das federações encaminharam avançar os diálogos e devem se reunir novamente no início de maio para tomar decisões.

Saiba Mais